Direto no bolso do cidadão


Brasileiros pagam a conta de fracasso do governo na política econômica, apontam tucanos

A política econômica do primeiro mandato de Dilma fracassou e são os brasileiros quem pagam a conta. Isso é fato comprovado, inclusive, pelas declarações do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, no Fórum Mundial de Economia, em 8658355165_871502dc5d_zDavos, na Suíça. Levy disse que o país terá um desempenho negativo no curto prazo, mas que “trabalha para recuperar a credibilidade e retomar o crescimento”. Essa credibilidade foi perdida exatamente na primeira gestão da petista e, agora, a sociedade está sendo penalizada por um verdadeiro arrocho fiscal.

Para o líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), o ministro disse, em outras palavras, que a residente fracassou. Segundo ele, “até agora, o ministro-banqueiro só fez tirar o couro dos brasileiros e do setor produtivo com mais impostos. Cortar cargos e ministérios, nada”, apontou.

Play

O deputado Nilson Pinto (PA) compartilha da mesma opinião. “O ministro, com sua afirmação, comprova duas coisas: primeiro que a condução da economia no primeiro mandato da presidente Dilma foi um fracasso, e, segundo, que ela mentiu na campanha eleitoral”, disse nesta sexta-feira (23). Em sua avaliação, a credibilidade dificilmente será retomada com uma presidente que a cada dia mostra para a população que faz tudo ao contrário do que pregou na campanha.

Para ele, o trabalho de Joaquim Levy será árduo. “O problema não está na Fazenda, está na presidente. Como pode querer retomar a credibilidade com alguém que no dia a dia só afirma a contradição, que cumpre o inverso do que prometeu?”, questiona, ao ressaltar que mais medidas cruéis devem estar por vir.

O saco de maldades parece não ter fim. Entre as atuais medidas, estão aumento dos impostos, veto à correção do Imposto de Renda, tarifaço da energia elétrica, juros em alta e corte no orçamento da Educação. Para o deputado paraense, a sociedade precisa reagir. “Os brasileiros não podem pagar o pato por essa incompetência e leviandade. Na verdade, os brasileiros precisam se insurgir contra isso”, alertou.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o deputado Marco Tebaldi (SC) disse que a presidente está fazendo grandes maldades contra os trabalhadores e uma vingança contra a classe médica, segmento social mais afetado por suas medidas. “Tudo aquilo que foi negado na campanha está sendo praticado agora. Mais uma vez quem paga a conta é a sociedade. Em vez de reduzir gastos, ministérios e cargos comissionados, ela prefere meter a mão no bolso do contribuinte para cobrir o rombo de um governo alastrado pela corrupção”, criticou.

Nem mesmo dentro de seu partido, Dilma consegue respaldo para as atitudes que vem tomando. Boletim de análise econômica publicado nessa terça-feira (20) pela Fundação Perseu Abramo (FPA), do PT, faz críticas às medidas anunciadas pela equipe econômica no início do segundo governo para estimular o crescimento da economia. Ao analisar o pacote de aumento de impostos anunciado pelo Ministério da Fazenda, o informativo sustenta que o governo corre o risco de aprofundar as “tendências recessivas” da economia ao adotar uma estratégia “bastante conservadora e ortodoxa na política econômica”.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Kim Maia)

Compartilhe:
23 janeiro, 2015 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Direto no bolso do cidadão”

  1. rubens malta campos disse:

    Entendo que após o carnaval,já com o Congresso renovado,é chegada a hora de partir para o confronto com o PT,exatamente como faziam nos tempos de FHC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *