Crise em hospitais


Tebaldi cobra de ministro informações sobre repasse de recursos para instituições ligadas ao SUS

tebaldiO deputado Marco Tebaldi (SC) pediu ao ministro da Saúde explicações sobre a situação dos repasses dos recursos referentes aos procedimentos de média e alta complexidade realizados por instituições que atendem usuários do Sistema Único de Saúde.

Por conta das dificuldades enfrentadas pelas Santas Casas e Hospitais Filantrópicos que prestam assistência a mais de 50% dos usuários do SUS, o tucano apresentou questionamentos ao ministro por meio de requerimento apresentado em dezembro. “Existe algum convênio firmado entre prefeituras e o Ministério da Saúde que esteja em atraso nos repasses de recursos destinados a pagar hospitais privados e filantrópicos que prestam serviço ao SUS?”, perguntou, por exemplo, o parlamentar.

“Qual a veracidade da denúncia sobre convênios firmados entre as prefeituras e o Ministério da Saúde onde os pagamentos dos recursos dos atendimentos serão parcelados em duas vezes, sendo 30% pago no mês de janeiro de 2015?”, questionou o deputado. Tebaldi também quis saber a razão do parcelamento.

O congressista explica que os procedimentos de alta complexidade chegam a 70% da demanda, sendo ao todo 175 mil leitos ativos disponíveis aos usuários do SUS. “Essas entidades empregam mais de 480 mil profissionais, que realizam mais de 185 milhões de atendimentos ambulatoriais em pacientes da rede pública”, relatou o parlamentar. “O atraso desses recursos coloca as 5,6 mil instituições em alerta, com risco de ter seus serviços interrompidos” acrescentou o tucano.

(Reportagem: Thábata Manhiça/Foto: Alexssandro Loyola)

 

Compartilhe:
26 janeiro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *