Desmandos na mira do Congresso


Oposição prepara “mutirão” de CPIs para investigar desmandos do governo petista

Oposicionistas reunidos na CPMI da Petrobras, encerrada em dezembro. Apuração dos desmandos na maior estatal do país deve ser retomada pelo Poder Legislativo no começo de 2015.

Oposicionistas reunidos na CPMI da Petrobras, encerrada em dezembro. Apuração das irregularidades na maior estatal do país deve ser retomada pelo Poder Legislativo no começo de 2015.

A oposição no Congresso Nacional já começa a articular a criação de um verdadeiro “mutirão” de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para investigar os desmandos do governo Dilma. A ideia é não ficar apenas em um novo colegiado para apurar irregularidades na Petrobras. Os oposicionistas querem ainda abrir CPIs para investigar as operações do BNDES e a situação do setor elétrico.

De acordo com reportagem do jornal “O Estado de S.Paulo”, o PSDB encomendou ao seu corpo técnico a elaboração dos requerimentos de criação das comissões, que devem começar a circular nos corredores do Legislativo na primeira semana de fevereiro. A ideia conta com simpatia de outras legendas oposicionistas, como o DEM e o PPS. É preciso de 1/3 das assinaturas de apoio no Senado (23) e na Câmara (171).

Os parlamentares de oposição argumentam que, no caso do BNDES, é preciso conhecer os contratos em que há indícios de privilégios às organizações simpáticas ao PT e que tenham financiado campanhas do partido. “Não pode haver sigilo de dinheiro público”, defendeu o deputado Antônio Imbassahy (BA), líder do PSDB na Câmara.

Apagões

Com o agravamento da crise no setor elétrico, os tucanos também defendem que haja uma apuração específica para os últimos apagões de energia e que seja capaz de detalhar o andamento das obras em execução para o setor.

No entanto, os líderes da oposição ressaltam que a nova CPI da Petrobrás é a “primeira” da lista de prioridades a partir de fevereiro.

(Da Liderança do PSDB no Senado/Foto: Gerdan Wesley)

Compartilhe:
23 janeiro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *