Não cola


 Dib reprova desculpa do governo para justificar atraso nas verbas para educação

DibO deputado William Dib (SP) criticou nesta segunda-feira (15) a justificativa usada pela gestão de Dilma Rousseff em relação à falta de repasse de verbas para a educação direcionadas a estados e municípios. De acordo com reportagem da “Folha de S. Paulo”, a situação está prejudicando as atividades de escolas em todo o país.

Segundo denuncia o jornal, apenas metade dos R$ 936 milhões previstos para o Programa Dinheiro Direto na Escola foram entregues. O baixo crescimento da economia – que deve ser próximo de 0% em 2014 – é uma das razões apontadas para o descompasso: a pequena evolução diminuiu a arrecadação de impostos. A previsão inicial do governo era de um aumento de PIB na casa de 3,5%.

Para Dib, não faz sentido justificar o atraso nos recursos ao pequeno crescimento da economia. “Os sinais de que o Brasil não ia crescer estão sendo dados desde janeiro. Falar agora, em dezembro, que o crescimento zero pegou o governo de surpresa é um grande desrespeito”, disse.

O parlamentar lembrou também da distância entre o discurso e a prática do governo federal, em referência à defesa feita pelos governistas do PLN 36, que livrou Dilma Rousseff de cumprir as regras estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

“O atraso nas verbas para educação mostra que a mentira tem perna curta. Muito se disse, quando o PLN 36 era discutido no Congresso, que a aprovação dele era fundamental para que os gastos sociais fossem feitos. Pois bem: a lei foi aprovada, e está aí o atraso”, declarou.

A reportagem da Folha mostrou ainda que a demora também atinge o Salário Educação, montante destinado pelo governo federal para apoio ao ensino básico em estados e municípios.

(Da Agência PSDB, com alterações/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
15 dezembro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *