Prova de amor


Hauly presta homenagem aos 100 anos do Movimento Apostólico de Schoenstatt

img201411271149394257909MEDO deputado Luiz Carlos Hauly (PR) participou nesta quinta-feira (27) de sessão solene em homenagem ao centenário do Movimento Apostólico de Schoenstatt, um dos mais antigos entre as comunidades da Igreja Católica, considerado pelo parlamentar do PSDB como “uma viva prova de amor à Mãe de Deus”.

Fundado pelo Padre Kentenich em 18 de outubro de 1914 no bairro de Schoenstatt, próximo a Coblença (Alemanha), o movimento está presente em praticamente todas as dioceses brasileiras e atinge cerca de 13 milhões de pessoas no país. Sua fundação ocorreu no “Santuário Original”, uma modesta capela consagrada à Santíssima Virgem, o que é interpretado pelo movimento como uma Aliança de Amor com a Mãe Três Vezes Admirável.

Hauly, que é católico praticante, disse que o objetivo primordial do movimento é a renovação religiosa e moral do mundo. É assim que os adeptos veem a atuação da Mãe de Deus. Para eles, segundo a santa aliança, pede-se à Santíssima Virgem que atue como mãe e educadora dos cristãos e os conduza a um amor a Deus e aos homens que seja profundo e vital, capaz de projetar-se na vida diária. O lema da celebração do centenário é “Tua Aliança, nossa missão”.

O centro da espiritualidade do Movimento é o Santuário Original (em Schoenstatt), e ao redor dele estão os Santuários filiais – mais de 200 em todo o mundo e 22 no Brasil – onde a Mãe de Deus se estabelece com a missão de atrair corações e educá-los, à imagem de Cristo, para a renovação do mundo. Ainda em torno desses existem os Santuários-Lares, Santuários do Trabalho, Santuários Paroquiais, entre outros. “Fazemos parte da grande família de Deus e caminhamos sempre unidos ao Papa, aos bispos e sacerdotes, com a tarefa de ser a força do amor que une a todos”, afirmou Hauly.

O tucano destacou que em sua cidade, Londrina (PR), o Movimento Apostólico de Schoenstatt se confunde com a própria fundação da cidade. Lá foi construído o segundo santuário no Brasil, que se encontra no jardim do Colégio Mãe de Deus. Aberto à visitação de toda a comunidade, o santuário recebe diariamente um número estimado de 500 pessoas para um momento de oração, pedir uma graça ou agradecer pelos pedidos atendidos. Segundo o deputado, a Obra Internacional de Schoenstatt teve contribuição para a cidade, como a primeira Faculdade de Música de Londrina. O padre Kentenich esteve três vezes por lá.

Hauly lembrou ainda que o diácono e missionário brasileiro João Luiz Pozzobon, que atuou no movimento, hoje está com processo de beatificação aberto devido ao admirável trabalho. Em resumo, o deputado definiu Schoenstatt como símbolo do amor e da renovação religiosa e moral do mundo. “Um trabalho solidário onde a Palavra de Deus tornou-se a grande força sustentadora deste Movimento”.

Estiveram presentes durante a sessão de homenagem o arcebispo militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães; o diretor nacional do Movimento de Schoenstatt no Brasil e secretário do Papa no Brasil, Padre Alexandre Awi Mello; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General José Carlos Dinardi; a assistente provincial do Instituto das  Irmãs de Maria de Atibaia/SP, Irmã M. Clades Schengber e a assessora do Movimento Apostólico de Brasília,  irmã Dioneia Lawand.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
27 novembro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *