Ainda se arrasta


Audiência proposta por Raimundo Matos discutirá impactos de obras da Transnordestina

13289974993_b00a649392_kA Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento realiza nesta terça-feira (25) audiência pública para debater o atual traçado da Ferrovia Transnordestina e os impactos desta obra na economia dos municípios. O evento é de iniciativa do ex-presidente do colegiado, deputado Raimundo Matos (CE), que deverá questionar a demora na execução das obras. A reunião será às 14h30 no plenário 6.

O tucano explica que, por ser essencial para a integração logística e a dinamização da economia de várias cidades do Nordeste, a Transnordestina trará grandes impactos para a região. A ferrovia será responsável pelo escoamento da produção agrícola e industrial de vários estados, ligando o Porto de Suape, em Pernambuco, até o Porto do Pecém, no Ceará.

Devido à importância do empreendimento, Raimundo Matos destaca que é necessário debater os impactos que a referida obra trará para os municípios. Para ele, é imprescindível um debate com os órgãos responsáveis e a sociedade para que se possa cobrar do governo Dilma a conclusão da ferrovia. 

“A partir do traçado do projeto e das áreas desapropriadas, muitos municípios foram prejudicados. Depois de investirem em infraestrutura, conjuntos industriais e em outras áreas, essas localidades ainda não receberam a obra”, lamentou o parlamentar.

Foram convidados para o debate o presidente da Transnordestina Logística S/A, e representantes dos Ministérios do Trabalho e da Integração Nacional, do DNIT, da ANTT e da Companhia Siderúrgica Nacional.  O Tribunal de Contas da União (TCU) também deverá enviar para a audiência um técnico responsável pelo acompanhamento da execução da obra. 

(Da Redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
24 novembro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *