Mais tempo


Continuidade da CPI Mista da Petrobras garantirá avanços nas investigações, destaca Izalci

Atuante na CPMI, Izalci manifestou surpresa com a quantidade de apoios obtidos em prol da expansão dos trabalhos.

Atuante na CPMI, Izalci manifestou surpresa com a quantidade de apoios obtidos em prol da expansão dos trabalhos.

Integrante da CPI Mista da Petrobras, o deputado Izalci (DF) comemorou nesta sexta-feira (21) a prorrogação dos trabalhos do colegiado até 22 de dezembro, conforme defendia o PSDB. O requerimento que pedia a continuidade da comissão foi assinado por 29 senadores e 218 deputados, informou na noite de quinta-feira a Secretaria da Mesa do Congresso Nacional. Os números são superiores aos determinados regimentalmente: 27 senadores e 171 deputados, que correspondem a um terço de cada Casa.

“Eu tinha uma certa preocupação, mas, para minha surpresa, não houve retirada de assinaturas”, analisou o deputado, lembrando a debandada de governistas da CPI da Copa, em novembro de 2013. O requerimento de criação desse colegiado  chegou a ser protocolado pelo senador Mário Couto (PSDB-PA), que coletou a assinatura de 33 colegas – acima das 27 necessárias –, mas, na última hora, nove deles retiraram o apoio por determinação do Palácio do Planalto. “Eu estava apreensivo. Portanto, nós ainda temos algum tempo para ouvir as pessoas que convocamos na última reunião”, reiterou Izalci.

Play

Na terça-feira (18), membros da comissão aprovaram a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e as convocações do presidente licenciado da Transpetro, Sérgio Machado, e de três ex-diretores da estatal: Ildo Sauer (Gás e Energia), Nestor Cerveró (Internacional) e Renato Duque (Serviços), preso em 14 de novembro na sétima fase da Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Além disso, os parlamentares foram favoráveis à acareação entre o ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa e Cerveró.

 Apontado pela presidente Dilma Rousseff como o responsável pelo resumo “técnica e juridicamente falho” que incentivou o Conselho de Administração da estatal a adquirir a refinaria de Pasadena (EUA), pela qual foi desembolsado US$ 1,249 bilhão, Cerveró resolveu partir para o ataque contra a petista nos últimos dias. A defesa do executivo entrou com uma ação na Comissão de Ética Pública da Presidência atribuindo a ela a responsabilidade pela compra da refinaria texana. “Cerveró disse que Pasadena foi um bom negócio, que não houve nenhuma corrupção. Agora, como fechou o cerco, o que ele fez? Passou a responsabilidade para a presidente Dilma”, disse Izalci.

Agenda – A CPI Mista da Petrobras tem duas reuniões marcadas na próxima semana. Na quarta-feira (26), a partir das 14h30, serão tomados os depoimentos de Magda Chambriard, diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), e de Glauco Colepicolo Legati, gerente-geral de Implementação de Empreendimentos para a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. No dia seguinte, também às 14h30, os parlamentares ouvem Márcio Andrade Bonilho, sócio da Sanko-Sider.

Sem autoridade – A presidente da companhia, Graça Foster, também está sob a mira do PSDB. Na quinta-feira (20), o líder do partido na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), protocolou representações pedindo o afastamento imediato da executiva do cargo.

Nas ações encaminhadas à Procuradoria da República no Distrito Federal e ao Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), o parlamentar a acusa de mentir à CPI Mista da Petrobras. Segundo ele, Foster não informou ao colegiado que foi comunicada sobre as descobertas do Ministério Público holandês de que funcionários da petroleira receberam propina da empresa SBM Offshore.

“Ela perdeu a autoridade moral e mentiu durante o depoimento desta CPMI. Não apenas para os senhores deputados e senhores senadores, mas mentiu para o povo brasileiro”, disse Imbassahy na reunião de quarta-feira (19) do colegiado.

(Reportagem: Luciana Bezerra/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
21 novembro, 2014 Últimas notícias 2 Commentários »

2 respostas para “Mais tempo”

  1. rubens malta campos disse:

    Parabéns por mais uma vitória contra o desgoverno.Pressão neles.

  2. Por que só as vítimas estão sendo presas? Os empresários são obrigados a pagar comissão pro PT, senão, não entra nas concorrências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *