Não dá mais


Tucanos exigem atitude firme do governo petista diante de escândalo na Petrobras

Charge: "Faxineira", por Fernando Cabral

Charge: “Faxineira”, por Fernando Cabral; Planalto não sabe o que fazer diante da crise que assola a maior estatal do país. Haja sabão para limpar tanta sujeira.

Deputados do PSDB defenderam nesta quinta-feira (20) a substituição da atual diretoria da Petrobras, especialmente da presidente Graça Foster, enfraquecida diante do mercado e da opinião pública em razão da série de denúncias de corrupção que envolvem a Petrobras. Os tucanos criticaram a omissão da presidente Dilma, que se mostra desorientada e sem reação diante do escândalo.

Tucanos exigem atitude firme do governo petista diante de escândalo na estatal

“A manutenção dela (Graça Foster) é um erro muito grande. É fundamental a mudança, até para resgatar a credibilidade no mercado internacional”, disse o deputado Izalci (DF), integrante do PSDB na CPI Mista da Petrobras. “Sou favorável à demissão de todos aqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente no escândalo. Se não fizer isso, a Dilma não terá condições de comandar qualquer providência mais efetiva”, completou o deputado Bonifácio de Andrada (MG).

Play

Reconhecida pelo pulso firme e pela austeridade técnica, Graça Foster, avaliou Izalci, tem se envolvido em muitas situações nebulosas. Uma delas é o caso do pagamento de propinas feito por representantes da SBM Offshore a funcionários da Petrobras. “Ela esteve aqui e disse que não sabia de nada a respeito. Recentemente, admitiu que sabia”, lembrou o tucano.

Na quarta-feira (19), o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), afirmou que a titular da estatal mentiu à CPI Mista da Petrobras sobre o episódio com a companhia holandesa de plataformas. Além disso, declarou que Foster não tem mais autoridade moral para continuar no cargo.

Izalci criticou ainda postura da presidente Dilma Rousseff, que tenta a todo custo descolar a imagem do esquema criminoso. “A presidente Dilma dizer que não sabia, depois de ser ministra de Minas e Energia, presidente do Conselho de Administração da Petrobras e presidente da República, não existe. O cerco está se fechando e a casa caindo”, condenou.

Segundo Bonifácio, a sociedade exige uma solução rápida do governo para o colapso da companhia. “A presidente tem que tomar posições enérgicas e eficientes o quanto antes. Se não, o país será levado a uma crise econômica, financeira e institucional da maior gravidade”, afirmou o deputado.

Prorrogação da CPMI – A Secretaria da Mesa do Congresso já começou a conferir as assinaturas para prorrogação da CPI Mista da Petrobras. A princípio, a comissão de inquérito funcionaria até 23 de novembro, mas a intenção dos parlamentares é estender as atividades por mais um mês, até 22 de dezembro.

O número total só será divulgado após a conferência, mas o presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), já havia dito que o Senado tinha os 27 nomes necessários. Por parte da Câmara, a assessoria da liderança do PSDB informou que até a noite de quarta-feira (19) havia obtido o apoio de mais de 200 deputados.

Para que uma comissão de inquérito mista seja prorrogada, é preciso que um terço dos deputados (171) e dos senadores (27) manifeste apoio à iniciativa. Depois de conferido, o requerimento de prorrogação deve ser lido em sessão plenária do Senado. Basta a leitura para que a comissão seja automaticamente prorrogada.

A pauta da próxima reunião da CPI Mista ainda não foi divulgada. No último encontro do colegiado, foi aprovada a quebra de sigilos do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e novas convocações, entre elas as do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque e do presidente licenciado da Transpetro, Sérgio Machado.

(Da redação, com informações da Agência Câmara/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
20 novembro, 2014 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Não dá mais”

  1. rubens malta campos disse:

    Pressão neles.Visualizo o Temer como o Presidente do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *