Em defesa do país


Fortalecida, oposição tem nesta semana importantes vitórias sobre o governo no Congresso

A oposição está revigorada e cumprindo plenamente seu papel. Nesta semana, por exemplo, conseguiu impor derrotas políticas ao governo no Congresso e obteve vitórias para a sociedade brasileira. O PSDB e os demais partidos críticos à gestão Dilma aprovaram diversos requerimentos na CPMI da Petrobras no intuito de garantir a elucidação dos crimes cometidos na estatal. Deputados e senadores oposicionistas conseguiram, ainda, adiar a votação da proposta que libera o Planalto para descumprir a meta fiscal. A insistência de governistas em tentar aprovar o texto que libera a farra nos gastos fez com que propostas importantes deixassem de ser apreciadas. Tentando se livrar da culpa, petistas passaram injustamente a acusar a oposição pelos seus próprios fracassos.

Para o deputado Nilson Leitão (MT), o Parlamento está vivendo um importante momento com o fortalecimento da oposição pós-eleições e o debate de temas essenciais. “Não apenas voltamos com muita força, mas também cumprindo nosso papel. Os assuntos das eleições foram muito graves e não devem ficar só na campanha”, destaca o tucano. Leitão avalia que todos os brasileiros querem ver esclarecidas as denúncias na Petrobras e a punição aos culpados.

Play

O parlamentar diz que o PT tem que parar de vender para a sociedade a ideia de que a corrida eleitoral é um momento totalmente desconectado da realidade nacional. “Ao contrário, os temas pautados por nós são verdadeiros e é nessa linha que o PSDB reiniciou seu trabalho para tentar fazer com que o brasileiro tenha o direito de desvendar esse mistério da corrupção na Petrobras e conhecer um Brasil verdadeiro, e não aquele mostrado pela presidente. Afinal, ela mentiu até em relação à situação financeira de seu governo”, ressalta, ao lembrar a proposta absurda de acabar com a meta de superávit primário deste ano.

Base aliada em frangalhos – Uma das maiores revoltas dos petistas foi não terem conseguido apoio sequer entre seus aliados para impedir a aprovação da quebra dos sigilos fiscal, telefônico e bancário do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, na CPMI da Petrobras.   “O governo tem a maioria na Casa, mas já não consegue convencer nem a base aliada, afinal, não cumpre nada do que promete. Até a base percebeu o descontentamento social com o modelo de gestão que vem sendo praticado”, pontua Leitão.

Sem conseguir mobilizar antigos apoiadores, os petistas acusam a oposição de inviabilizar votações, como é o caso da MP que estimula a aviação regional. Os efeitos da MP expiram na próxima segunda-feira (24). Os petistas dizem que se a MP caducar haverá a suspensão de pelos menos 20 voos regionais para cidades do interior amazônico e nordestino. Eles mentem, porém, ao culpar a oposição e omitir que são os verdadeiros responsáveis pela não votação da matéria.

A proposta estava em discussão no plenário da Câmara quando a sessão foi encerrada numa manobra clara para tentar viabilizar a reunião da Comissão Mista de Orçamento e votar o relatório ao projeto que desobriga o governo de fechar o ano com superávit primário. Naquele dia, o 1º vice-líder tucano, deputado Vanderlei Macris (SP), havia alertado para o disparate. “O encerramento desta sessão compromete de maneira definitiva a aprovação da MP. A responsabilidade é única e exclusivamente do governo, frustrando um acordo que fizemos na semana passada de votar sem obstrução”, observou o tucano, ao destacar que a oposição tem cumprido seu papel em defesa dos interesses do país.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
20 novembro, 2014 Últimas notícias 2 Commentários »

2 respostas para “Em defesa do país”

  1. Léa Maria Trentin disse:

    ACOMPANHANDO DE PERTO. VOLTANDO A TER ESPERANÇA. O QUE MAIS QUERO É RESPEITAS AS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS DO MEU PAIS, MAS PARA ISSO PRECISO VOLTAR A CONFIAR EM SUA ATUAÇÃO. POR HORA PARABENIZO CÂMARA E SENADO PELO TRABALHO HONROSO DE SEUS ATRIBUTOS DIANTE DE TANTOS ABSURDOS E DESGOVERNO DESTE QUE HOJE, E ESPERO QUE NÃO POR MAIS MUITO TEMPO, ESTE QUE ESTÁ NO PLANALTO CENTRAL SEM MERECER. OBRIGADO E QUE DEUS NOS ABENÇOE. O BRASIL É, TEM QUE CONTINUAR SENDO LIVRE E DEMOCRÁTICO.
    NÓS O POVO BRASILEIRO DO BEM, CONTINUAREMOS ACOMPANHANDO PASSO A PASSO O DESENROLAR DOS FATOS.

    ATENCIOSAMENTE!
    LÉA MARIA TRENTIN.

  2. Jameika Mansur disse:

    Bom, me chamo Jameika Mansur, sou de Colatina, ES. Primeiro, quero parabenizá-los pela oposição que estou vendo neste momento! Resolvi entrar em contato pois, gostaria de ver se há possibilidade na seguinte idéia para TIRAR A DILMA IMEDIATAMENTE! Primeiro, é VOCÊS DA OPOSIÇÃO, EXIGIREM A CASSAÇÃO DOS POLÍTICOS ENVOLVIDOS NO PETROLÃO ATRAVÉS DA CPMI DA PETROBRÁS. Pois o Juíz Sérgio Mouro não pode fazê-lo por terem FORO PRIVILEGIADO! Desta maneira, precisamos partir para fazer isso através desta CPMI,e assim então, provavelmente acabar com todo o Partido do PT, pelo fato de Todos estarem envolvidos! Contem com nosso apoio nas ruas…

    (De acordo com o respeitadíssimo POLÍBIO BRAGA, Juíz Sérgio Mouro não pode, mas o Congresso…através da CPMI, pode cassar o mandato dos políticos envolvidos nessa corrupção, INCLUSIVE O DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF E O PRÓPRIO LULA!!! Ouçam neste vídeo):

    https://www.youtube.com/watch?v=NLWGlTpNqJg&feature=youtu.be

    Para o caso da primera opção falhar, a segunda maneira é fazermos um baixo-assinado gigante….(NÓS DA POPULAÇÃO) (criar página própria para isso) EXIGINDO QUE O CASO PETROLÃO SEJA JULGADO APENAS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO, SEM FORO PRIVILEGIADO PARA OS POLÍTICOS, JÁ QUE NO MOMENTO É O ÚNICO ÓRGÃO QUE A SOCIEDADE BRASILEIRA CONFIA (Que não está aparelhado). Para fazer esta pressão, SUGIRO ACAMPARMOS EM BRASÍLIA! O BRASIL EM BRASÍLIA!

    Neste caso, vocês governantes da oposição, precisam ver uma maneira dentro da Constitucionalidade para nos apoiar com esta idéia/ exigência!

    Desde já o meu muiito obrigada! Continuem guerreiros, pois saibam que estamos vendo daqui cada passo de cada um….e valorizaremos a cada um! E sei que este momento ficará registrado pra sempre na História do nosso Brasil!

    Um grande abraço,

    Jameika Mansur

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *