Mais conscientização


No Dia da Consciência Negra, tucanos repudiam preconceito e defendem igualdade

Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares, líder de quilombo morto em 1695.

Deputados do PSDB aproveitaram a passagem do Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quinta-feira (20), para repudiar qualquer tipo de preconceito e discriminação e defender mais igualdade. Instituída oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, a data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.  Faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco. Ele foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

“Este dia nos remete a uma reflexão sobre a importância da população negra para a história, a formação e a cultura do Brasil. Um dia para marcar o orgulho de ser negro”, afirmou o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA). “A data de hoje é para pensar no futuro e agir pela diversidade para construir uma sociedade mais igualitária”, destacou o deputado Otavio Leite (RJ). Carlos Sampaio (SP) também repudiou o preconceito em mensagem no Facebook.

“O Dia da Consciência Negra traz reflexão e reconhecimento que ainda existe no nosso país uma enorme discriminação racial – apesar de sermos a nação que possui a maior quantidade de negros fora do continente africano. Devemos honrar a luta de zumbi, fazendo a nossa também, diariamente, em prol de uma sociedade mais justa”, defendeu Luiz Fernando Machado (SP).

Suplente na atual legislatura e eleito titular para a próxima, Rogério Marinho (RN) usou uma frase de Nelson Mandela: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” Já Artur Bisneto (AM), eleito deputado federal nas eleições de outubro, escreveu: “A consciência é sua; a responsabilidade é nossa”.

“Hoje, milhões de brasileiros se unem na luta contra o racismo e toda forma de preconceito, indignados ao ver que a realidade da população negra no Brasil é muito diferente daquilo que é mostrado nas propagandas do governo federal”, destacou Aécio Neves, presidente nacional do PSDB. Conforme destacou, desde 2002, segundo o Mapa da Violência, o índice de assassinato de pessoas negras subiu 39%. Em 2013, de acordo com o Anuário de Segurança Pública, cerca de 6 homens são mortos a cada hora, no Brasil, e a maioria deles é jovem e negra.

Feriado em vários municípios– De 5.570 municípios do país, 1.047 adotaram a data como feriado e o dia se tornou um marco da causa negra.

No Brasil, vivem mais de 106 milhões de negros, sendo a nação que possui a maior quantidade de negros fora do continente africano. Entretanto, após mais de um século do fim da escravidão, os afrodescendentes ainda têm todos os indicadores sociais inferiores ao dos brancos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2013 mostram que 22% da população branca tem ensino médio, enquanto apenas 10% dos negros conseguiram o mesmo.

Em relação aos salários, a desigualdade permanece. A média salarial dos brancos é 700 reais acima da dos negros. O acesso à saúde também é pior, assim como a presença em cargos públicos, a expectativa de vida e a participação no Produto Interno Bruto (PIB). Na política, a presença é ínfima. Na nova Câmara Federal, menos de 5% dos eleitos declararam ser negros.

Com um caminho ainda longo a ser percorrido para que tenhamos igualdade racial, o dia da Consciência Negra é visto como um marco para que todos reflitam sobre a real situação do afrodescendente no país. 2014 foi um ano marcado por inúmeros casos de racismo que tiveram ampla repercussão, especialmente no futebol.

Segundo Juvenal Araújo, Presidente do Tucanafro Brasil, a data de hoje tem mais a ver com reflexão do que com comemoração. “Zumbi dos Palmares é um líder que todo negro deve admirar e ser grato. Pelo seu espírito de luta e coragem, podemos conquistar direitos, ganhar mais respeito e dignidade. Ele soube resistir perante a opressão e contribuiu para que a realidade do negro fosse mudada. Entretanto, devido a todos os problemas que nós negros ainda temos, estamos longe de onde devemos estar,” afirmou.

Juvenal ressaltou também que Zumbi deve inspirar o surgimento de novos líderes que contribuam com mudanças significativas para a sociedade brasileira. “Há uma impressão que não estamos evoluindo, os próprios índices de violência sugerem esta percepção. Temos um governo que é bom para fazer a propaganda, mas que, na prática, não mostra nenhuma efetividade nas ações de promoção da igualdade racial. Não podemos nos contentar com esta realidade, precisamos evoluir muito,” destacou.

(Da redação com Tucanafro Brasil)

Compartilhe:
20 novembro, 2014 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Mais conscientização”

  1. rubens malta campos disse:

    Registro meu respeito aos afrodecendentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *