Mais uma derrota do Planalto


Oposição comemora adiamento de votação de projeto de Dilma que abandona a meta fiscal

Parlamentares da oposição comemoram na CMO vitória simbólica contra a truculência do governo petista.

Parlamentares da oposição comemoram na CMO vitória simbólica contra a truculência do governo petista.

Parlamentares do PSDB festejaram nesta quarta-feira (19) mais uma vitória da oposição sobre o governo Dilma, desta vez na Comissão Mista de Orçamento (CMO). Apesar de contar com numerosa base aliada no Congresso, o Planalto não conseguiu votar hoje o parecer do senador Romero Jucá (PMDB-RR) sobre o projeto que, na prática, acaba com a meta de superávit primário deste ano. Sem contar com o mínimo de 18 votos para garantir a chamada “quebra de interstício”, a base governista viu ser empurrada para a próxima semana a discussão sobre um assunto considerado crucial para o Palácio do Planalto.

A proposta que derruba a meta fiscal chegou a ser aprovada numa sessão tumultuada da CMO na noite de terça-feira (18), mas foi anulada pelos próprios governistas. Pressionados pela oposição, que ameaçava entrar com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para invalidar a decisão, os aliados a Dilma decidiram refazer a votação nesta quarta. O ocorrido na véspera foi classificado de “vergonhoso” por vários parlamentares do PSDB porque as normas regimentais acabaram sendo ignoradas pelo comando da comissão, que está nas mãos do PT.

Play

Para o deputado Rodrigo de Castro (MG), os cidadãos têm, a partir de agora, tempo para se mobilizarem contra a desmoralização da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Foi uma vitória da oposição e, mais do que tudo, uma vitória da sociedade brasileira”, declarou o tucano. Na opinião do líder da Minoria na Câmara, Domingos Sávio (MG), um dos mais indignados na sessão de ontem, “valeu o esforço da oposição”. 

 O deputado Vaz de Lima (SP) exaltou o espírito de luta da oposição e a importância da LRF, um dos principais legados do governo de Fernando Henrique Cardoso. “O povo não pode viver com esse tipo de insegurança, com cada um mudando a lei como quer e do jeito que quer.”

Para Marcus Pestana (MG), o que estava em jogo não era “Aécio x Dilma ou oposição x governo”. “É a defesa das instituições, do Congresso, da nossa Legislação. O que está em jogo é a transparência fiscal”, declarou o parlamentar durante a reunião da CMO.

Segundo o deputado Izalci (DF), o PSDB e demais partidos da oposição estão preparados para a votação da próxima semana. “Conseguiremos mais uma vitória. Se não aqui na comissão, vamos obstruir na votação do Congresso”, avisou. “Não podemos deixar acabarem com a Lei de Responsabilidade Fiscal. O governo está desesperado porque sabe do crime que cometeu, da falta de planejamento e da falta de responsabilidade”, completou. José Aníbal (SP), por sua vez, considera que hoje a sociedade obteve uma vitória contra a truculência do governo petista. 

Nesta terça a oposição obteve outra importante vitória política ao aprovar vários requerimentos na CPMI da Petrobras, como o que quebra os sigilos fiscal, telefônico e bancário do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. 

(Reportagem: Luciana Bezerra/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
19 novembro, 2014 Últimas notícias 6 Commentários »

6 respostas para “Mais uma derrota do Planalto”

  1. rubens malta campos disse:

    Parabéns.Os 51 milhões de votos tem que ser bem representados pelo PSDB.Pressão neles.

  2. Antonio disse:

    NÃO PODEMOS PERMITIR MAIS ESSA VERGONHA DE DILMA COM OS BRASILEIROS !!!!

  3. Pedro disse:

    Hoje o PT não conta com o apoio da sociedade brasileira. A oposição não pode permitir essa agressão à LRF. Isso abre caminho para futuras agressões ao Direito de nosso País, com perspectivas de irresponsabilidade assustadoras. Coragem e força oposição!!!! .

  4. Confiamos em vocês são mais de 80 milhões de pessoas q não querem esse governo. corrupto q mentiu escondeu a situação dos brasileiros. agora a mascara esta caindo e o Aécio alertou tudo na campanha. jogarão sujos como sempre. agora querem um cheque em branco pra fazer o q quiserem. a Dilma tem q ser responsabilizada gastou demais sem planejamento. ai vem o Romero Jucá fazendo tumulto os Petistas não tem mesmo jeito. esperamos q daqui pra frente a oposição seja sempre firme. não aguentamos mais essa roubalheira. chega

  5. graça disse:

    Parabéns. Continuem fazendo o que vocês prometeram a nós brasileiros, dificultar cada vez mais a vida desses curruptos que só querem se dar bem às custas de uma nação .

  6. arnor de oiveira ruella disse:

    isto é tornar é instucionalisação do furto, só em pensar ja é pra impeachman!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *