Festival de espertezas


 Promessas de campanha da presidente Dilma começam a ruir, apontam deputados

Sustentada firmemente pela presidente Dilma Rousseff ao longo dos 112 dias de campanha eleitoral, a versão governista de “total controle sobre a inflação” resistiu somente 72 horas após o fechamento das urnas.15662147975_7d068ce6f9_k

Na noite de quarta-feira (29), o Banco Central decidiu elevar a taxa de juros de 11% para 11,25% para conter a sanha do dragão que, segundo o Palácio do Planalto, permanece muito bem enjaulado. O mesmo bicho, no entanto, continua a correr livremente sem o guizo da equipe econômica petista, atestam o mercado e os cidadãos.

“É o novo governo, com os juros indo para 11,25% ao ano. O pior é que a Selic é apenas referência para o mercado. Os juros cobrados dos consumidores chegaram em setembro a 102,59% ao ano”, criticou o deputado Luiz Carlos Hauly (PR) em seu perfil no Facebook. “Mais uma vez os brasileiros vão pagar a conta do desgoverno que arrecada muito e gasta muito mal o dinheiro público”, acrescentou.

Play

Mais surpresas – O anúncio do Banco Central é apenas o começo de uma série de notícias que os brasileiros não gostariam de tomar conhecimento. Da cartola de Dilma sairão ainda este ano os reajustes da gasolina, do diesel e das tarifas de energia elétrica, represadas até o fim do pleito para evitar qualquer desgaste da petista diante dos eleitores. “Eleição virou um festival de espertezas”, reprovou o deputado Emanuel Fernandes (SP) em sua página no Facebook.

Neste ano, a conta de luz já está, em média, 17,63% mais elevada, conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O percentual varia conforme a distribuidora e a região que ela atende. A Companhia Energética de Roraima (CERR), por exemplo, cobrará a partir de 1º de novembro de seus consumidores uma tarifa 54,05% mais cara. Trata-se do maior reajuste autorizado pela Aneel em 2014, que afetará 40 mil unidades consumidoras de 15 municípios.

Nos próximos três anos, a previsão é que sejam anunciados novos aumentos, já caberá aos cidadãos saldar a fatura de R$ 26,6 bilhões providenciados pelo governo junto a bancos para socorrer as distribuidoras.

Para o deputado José Aníbal (SP), a tática adotada por Dilma para tapear a população com falsas promessas contraria o desejo manifestado pelas ruas em 2013. “O governo mostra claramente que não entendeu nada a vontade majoritária do Brasil: mudança, transparência, competitividade, criação de oportunidades e qualificação”, afirmou. “Não se pode esperar nada de novo deste governo. Acho que ele será o mais do mesmo”, completou.

(Reportagem: Luciana Bezerra/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
30 outubro, 2014 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Festival de espertezas”

  1. rubens malta campos disse:

    Pressão neles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *