Olhando para frente


Raimundo Matos avalia que oposição sai das urnas fortalecida para lutar pelos brasileiros

raimundoO deputado Raimundo Matos (CE) fez, nesta quarta-feira (29), seu primeiro discurso em grande expediente no plenário da Câmara após ser reeleito. Ele agradeceu pelos quase cem mil votos e afirmou que o PSDB e a oposição saíram fortalecidos das urnas. O tucano avisou que continuará, junto com o partido, a cobrar a realização das promessas feitas pela presidente Dilma, assim como a denunciar e investigar os malfeitos da gestão petista, como no estarrecedor caso da Petrobras.

Raimundo Matos lembrou que o senador Aécio Neves (MG) recebeu mais de 51 milhões de votos na corrida pelo Planalto. Somados aos brancos e nulos, os votos mostram que, apesar de ter conquistado um novo mandato, Dilma tem a desaprovação da maior parte dos brasileiros. O tucano afirma que essa imensa parcela da sociedade terá voz no Congresso e citou, entre outros, o senador eleito Tasso Jereissati.

Sempre defensor de melhorias para o Nordeste e árduo fiscalizador dos empreendimentos realizados na região, o deputado afirma que os nordestinos não podem contar apenas com promessas.  Ele cita a Transposição do Rio São Francisco e a ferrovia Transnordestina como exemplos de compromissos não realizados pelo governo do PT. “Nada passou de promessas”, lamenta.

Play

Matos lembra que na campanha eleitoral anterior, em 2010, seis mil trabalhadores foram para os canteiros de obras da Transposição, mas 15 dias depois de o governo Lula conseguir eleger sua sucessora,  homens e máquinas desapareceram dos canteiros. “Vamos verificar se os 10 mil trabalhadores que estão no Jati, no Ceará, vão permanecer na próxima semana ou se vai acontecer o mesmo”, avisou, ao destacar que os aditivos à obra já somam cerca de R$ 6 bilhões. O parlamentar alerta para o desmonte das promessas logo após o pleito.

Ao ressaltar que as bancadas tucanas na Câmara e no Senado estarão reforçadas a partir de 2015, o deputado reafirmou a necessidade de se esclarecer ao Brasil quem está mentindo em relação à corrupção que se abateu sobre a Petrobras. O tucano não acredita na versão de Dilma de que ela desconhecia os fatos e alertou ainda para os problemas econômicos e sociais enfrentados pelo país sob a gestão da petista.

 “Muitos são os desafios e os problemas a serem enfrentados oriundos da má gestão da coisa pública. A presidente Dilma herda do seu próprio governo um descontrole, principalmente na área econômica. Posso destacar, neste momento, os grandes desafios que teremos com investimentos claros e programas na área da segurança pública, saúde, educação, além da necessidade das reformas política, tributária e da Previdência”, disse.

Por fim, Raimundo Matos lembrou que, se hoje há programas sociais funcionando no país, é porque os governos petistas deram continuidade aos projetos implantados na gestão de Fernando Henrique Cardoso. O tucano lembrou ainda que o PSDB defende o Bolsa Família como política de Estado, além de a uma porta de saída para a independência dos beneficiários.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Gustavo Lima – Agência Câmara/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
29 outubro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *