Testemunha


Nilson Leitão quer que comissão de parlamentares acompanhe internação de Youssef

O deputado Nilson Leitão (MT) apresentou requerimento para a criação de comissão externa com o objetivo de acompanhar o doleiro Alberto Youssef, internado em um hospital de Curitiba. Ele foi socorrido no sábado (25) após passar mal na carceragem da Polícia Federal. Youssef está preso desde março e é acusado de chefiar um esquema bilionário de lavagem de dinheiro.

O tucano alega que o doleiro é testemunha importante da investigação, já que ele denunciou o suposto conhecimento do ex-presidente Lula e da presidente Dilma sobre o esquema na Petrobras. “Não podemos receber notícias só pela imprensa. O Congresso tem a obrigação de proteger esse delator e acompanhar a internação”, disse.

Segundo a revista “Veja”, Youssef revelou, em depoimento na última semana, que o Planalto sabia do que se passava nas contas da petrolífera. Mais especificamente, Lula e Dilma teriam ciência do desvio de recursos, indica a publicação. A revelação faz parte do acordo de delação premiada, mesma saída encontrada pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

A proteção de Youssef é necessária ao andamento das investigações da CPI mista, alega Nilson Leitão. Ele acredita que o assunto precisa ser aprofundado, pois não foi encerrado com as eleições. “O resultado do segundo turno não significa que Dilma foi inocentada das acusações do delator”, completou.

48 horas de inércia – O tucano explica que a oposição saiu fortalecida do pleito e continuará na batalha contra os malfeitos da gestão petista. “Terminamos a campanha sem saber a opinião da presidente sobre a Petrobras nem as atitudes que ela tomará para combater a corrupção em seu próprio governo”, criticou.

Depois de eleita, Dilma afirmou que resolveria o problema. Até agora, nada foi feito. “Ela já perdeu 48 horas. Já poderia ter demitido a diretoria da Petrobras acusada de corrupção. Por que ela ainda não tirou a equipe denunciada por receber propina?”, questionou o deputado.

(Da redação / Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
28 outubro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *