Apoiado por milhões de brasileiros


Fortalecido, PSDB fará oposição contundente e continuará lutando por um Brasil melhor para todos

psdb a favor do brasilO PSDB sai fortalecido das urnas e com a responsabilidade ainda maior de representar os anseios da sociedade, fiscalizar e cobrar o governo. Desde a redemocratização do país nenhuma disputa pela Presidência tinha sido tão disputada como a encerrada no último domingo, na qual Aécio Neves obteve mais de 51 milhões de votos. Entre todos os partidos, o PSDB é o que governará o maior número de brasileiros nos estados: 72,3 milhões de habitantes vivem em SP, PR, PA, GO e MS. Na Câmara, a bancada passará dos atuais 44 para 54 deputados, terceira maior bancada e única entre as grandes a crescer. No Senado, a legenda contará com a experiência de nomes como José Serra (SP), Tasso Jeiressati (CE) e Antonio Anastasia (MG).

Play

Ainda no domingo, o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), reafirmou o papel do partido na oposição, revigorada pelos votos obtidos pelo candidato tucano. “A metade do povo brasileiro afirmou de maneira clara que quer o fim da corrupção, a liberdade de expressão, uma imprensa livre e excelência na gestão. Aécio Neves, um grande brasileiro, seguidor de São Paulo, combateu o bom combate e não perdeu a fé. Seguiremos na oposição identificados com os 50 milhões de brasileiros que disseram sim a mudança“, escreveu em sua página no Facebook.

Em discurso, o 1º vice-líder, Vanderlei Macris (SP), também se manifestou sobre o que ocorrerá daqui para frente. “Devemos dar à oposição maior eficiência, maior fiscalização e, mais do que isso, maior vigilância em relação ao governo que já está fadado ao desmonte, como a presidente Dilma mostrou com a demissão do ministro da Fazenda, Guido Mantega”, apontou.

Presidente do PSDB de São Paulo, estado onde a legenda obteve um dos desempenhos mais notáveis de sua história, o deputado Duarte Nogueira (SP) agradeceu nesta terça-feira os votos confiados a Aécio: mais de 15 milhões, seis milhões a mais que Dilma. O estado tem provado e aprovado a administração tucana há duas décadas e neste ano elegeu 14 deputados federais tucanos e reelegeu o governador Geraldo Alckmin. “Vamos fazer oposição e cobraremos de maneira implacável as propostas colocadas pela presidente na campanha”, avisou.

Na opinião do deputado Nilson Pinto (PA), a pequena diferença de votos entre Aécio e Dilma mostra uma insatisfação enorme em relação ao governo petista. Para ele, os brasileiros têm, cada vez mais, se identificado com o PSDB, pois enxergam no partido uma esperança para o país. Em onze estados o candidato tucano à Presidência terminou na frente da adversária, em alguns deles com mais de 60% dos votos.

“Indiscutivelmente o PSDB sai fortalecido. O partido cresceu porque conseguiu interpretar bem as aspirações populares. Tenho absoluta convicção de que, se conseguirmos manter essa ligação com as ruas, o PSDB vai coroar sua atuação daqui a quatro anos com a eleição do presidente da República”, acredita. O parlamentar destaca que a atuação do partido será contundente no sentido de fiscalizar o governo e denunciar o que houver de errado.

VITÓRIAS ESTADUAIS

O Pará, estado de Nilson Pinto, foi um dos quatro que reelegeu um governador tucano. Simão Jatene saiu vitorioso no 2º turno. “O povo deu uma grande demonstração de apoio ao governo tucano. Correspondemos aos anseios da população paraense há vários mandatos. Serão mais quatro anos de progresso para o povo do Pará”, comemorou Nilson Pinto.

Em Goiás, o 2º turno também foi de vitória para o partido. Marconi Perillo venceu e fará seu quarto mandato. No estado, o PSDB fez seis deputados federais, o triplo do que possui hoje. O deputado João Campos (GO) afirmou que os goianos terão mais quatro anos de progresso. “A vitória de Marconi é a de todos nós. Vitória da democracia, do crescimento, do desenvolvimento. Este é um governo sério e decente”, comemorou.

São Paulo e Paraná já haviam reeleito tucanos ainda no primeiro turno. Geraldo Alckmin e Beto Richa obtiveram  57,31% e 55,67% dos votos, respectivamente. No Mato Grosso do Sul, nesta segunda rodada, foi a vez do deputado Reinaldo Azambuja (MS) vencer o pleito e derrotar o candidato do PT por 55,34%. É a primeira vez que o PSDB irá governar o estado.

Números

72,3 milhões
de eleitores vivem nos cinco estados que serão governados pelo PSDB – São Paulo, Paraná, Goiás, Pará e Mato Grosso do Sul. É o maior contingente populacional entre todos os partidos. O PIB somado nessas regiões atinge R$ 1,8 trilhão.

48,36%
dos brasileiros que foram às urnas escolher o presidente que governará o Brasil pelos próximos quatro anos optaram por Aécio Neves. O tucano teve mais de 51 milhões de votos.

4
governadores tucanos foram reeleitos em seus estados: Geraldo Alckmin (SP) e Beto Richa (PR) no primeiro turno e Marconi Perillo (GO) e Simão Jatene (PA) na 2ª rodada de votação. Em Mato Grosso do Sul, o deputado Reinaldo Azambuja derrotou o petista Delcídio Amaral.

54 
deputados integram a bancada tucana na Câmara para a próxima legislatura, ante 44 que estão em exercício. O PSDB foi o único grande partido que aumentou o número de integrantes  na comparação com as atuais bancadas.

3ª 
maior bancada na Câmara entre 28 partidos com assento na Casa. Esta será a posição do PSDB na legislatura a ser iniciada em fevereiro de 2015.  

10
senadores farão parte da bancada do PSDB a partir da próxima legislatura. Desses, seis já foram governadores em seus estados, como José Serra e Tasso Jereissati. 

95
deputados estaduais filiados ao PSDB estarão em atuação em 25 das 27 unidades da federação. 

 (Reportagem: Djan Moreno/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
28 outubro, 2014 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Apoiado por milhões de brasileiros”

  1. Lena disse:

    Queremos um Brasil forte, respeitado pela transparência, que seja REALMENTE administrado e não subtraído. Os brasileiros querem ser respeitados como cidadãos, trabalhadores e não meros pagadores de impostos. Que os aposentados tenham retorno das contribuições feitas ao sistema de previdência, com reajustes e recomposição das aposentadorias. QUEM olha e analisa as contas da Previdência Social, ANFIP, história da Previdência ao longo dos anos e consolidados do Tesouro sabe que o governo tem privilegiado setores e desprezado aqueles que trouxeram o Brasil para o que é hoje. Portanto, dizer que as questões da previdência social são complexas não convence e, esses deve deixar os cargos para os que querem representar a sociedade EFETIVAMENTE e não apenas aproveitar oportunidades de ganhar dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *