Pedido de "ajuda"


Izalci cobra explicações de Dilma e Palocci na CPMI da Petrobras sobre denúncia de repasse

O deputado Izalci (DF) apresentou nesta quarta-feira (23) requerimentos para ouvir Dilma Rousseff e o ex-ministro Antonio Palocci na CPI Mista da Petrobras. O tucano quer que os petistas esclareçam a suspeita 15534395126_d92bbf2381_zde repasse de dinheiro para a campanha eleitoral da presidente em 2010.

Em setembro, a revista “Veja” revelou que o ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa declarou ter sido procurado por Palocci para enviar R$ 2 milhões ao grupo. A informação teria sido prestada em um dos depoimentos do acordo de delação premiada do ex-diretor. Ele informou ainda que acionou o doleiro Alberto Youssef para providenciar a “ajuda”. O ex-ministro não voltou a procurar Paulo Roberto, para quem o repasse “aparentemente ocorreu”.

“O fato é de extrema gravidade, de maneira que se faz necessária a vinda da Presidente Dilma Rousseff para prestar esclarecimentos a esta Comissão”, afirma Izalci no requerimento de convite à presidente.

Depoimento marcado – Na próxima quarta-feira (29), a partir das 14h30, a CPI mista toma o depoimento do doleiro Alberto Youssef. Preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR) desde março, ele é apontado como o operador de um esquema de evasão de divisas e lavagem de dinheiro que teria movimentado R$ 10 bilhões.

Desde o começo de outubro, ela vem prestando depoimentos à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal após fechar um acordo de delação premiada. Em 8 de outubro, durante audiência pública promovida pela Justiça Federal, ele afirmou ter sido uma engrenagem da organização criminosa criada na Petrobras e apontou alguns dos envolvidos nela, como o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

(Da Redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
23 outubro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *