Solidariedade


Líder do PSDB divulga nota em repúdio a ataques de Lula contra jornalistas

 O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), emitiu nota nesta quarta-feira (22) em repúdio às recentes agressões do ex-presidente Lula contra a imprensa. Em comício ao lado de Dilma Rousseff em São Paulo, o petista falou mal da imprensa e citou os nomes dos jornalistas Miriam Leitão, do jornal “O Globo”, e de William Bonner, apresentador do “Jornal Nacional”. “Agora somos nós contra eles”, disse Lula, se referindo aos profissionais. O líder tucano saiu em defesa da liberdade dos meios de comunicação, que cumprem seu papel com excelência. Leia a íntegra da nota de desagravo aos jornalistas:

É inegável a importância da imprensa no dia a dia do país e do mundo. É consenso também que qualquer democracia só existe de fato quando garante a existência de uma imprensa livre, sem amarras senão aquelas que são inerentes à profissão: honestidade, respeito aos fatos, isenção e espaço para o contraditório. Algo que a imprensa brasileira cumpre com excelência, é importante registrar. Aos que não concordam com o que é noticiado, estão garantidos em lei todos os meios legais para a interpelação, reparação e punição de eventuais excessos.

Desta forma, lamentamos profundamente o papel exercido pelo ex-presidente Lula nesta campanha e as recentes agressões desferidas por ele em diversos comícios pelo Brasil. No lugar de fazer jus ao posto que ocupou, exerce sua liderança da maneira mais nefasta possível: incita ao ódio e à perseguição aos jornalistas Miriam Leitão e Willian Bonner, citados nominalmente, além de atacar a imprensa de modo geral.

Lula finge ignorar o Relatório sobre Liberdade de Imprensa da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), alertando que ocorreram 173 casos de violência contra profissionais e veículos de comunicação no Brasil no último ano – aumento de 27% em comparação ao anterior. Com sua atitude irresponsável, estimula o embate e coloca profissionais da imprensa em risco, especialmente os citados. Prenúncio da já declarada intenção do PT em promover o que chamam de “regulação da mídia” – um eufemismo para a censura sobre quem se atreve a criticar o Governo petista. Aliás, Lula apenas repete a tática do ódio que vem sendo utilizada sistematicamente, ao reduzir o debate político a uma disputa de classes, raças ou origem.

Quero ressaltar a admiração que nutro pelos profissionais da imprensa, independente de opção partidária/eleitoral ou veículo em que trabalha. Miriam Leitão, além de reconhecida crítica econômica e uma das mais premiadas jornalistas brasileiras da história, foi militante política, presa e torturada na década de 70. William Bonner, profissional competente e um dos principais âncoras da TV, conduziu com maestria entrevistas com os candidatos à Presidência, com firmeza, rigor jornalístico e isenção, ao ponto de ter sido elogiado por quase todos os partidos.

Faço, por último, um apelo ao ex-presidente Lula: participe do debate, com a cautela e o respeito que sua posição exige. Façamos uma campanha limpa, ao menos nestes últimos dias. Ao mesmo tempo, reafirmo minha solidariedade aos jornalistas, não apenas os citados.

Dep. Antônio Imbassahy (BA), Líder do PSDB na Câmara dos Deputados

(Da Liderança do PSDB na Câmara)

Compartilhe:
22 outubro, 2014 Últimas notícias 14 Commentários »

14 respostas para “Solidariedade”

  1. MARCOS ANTONIO disse:

    Solidariedade A IMPRENSA FALADA, ESCRITA, POIS ESTÃO VENDO AGORA O VENENO QUE DESTILAM ESSES QUE OUTRORA DIZIAM LUTAR POR UMA “DEMOCRACIA”, QUE ENXOVALHARAM UMA INSTITUIÇÃO ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA OS MILITARES, ATÉ ENTÃO ALGUNS DESSES MILITARES SEREM COMPRADOS E CONTAMINADOS POR ESSE CÂNCER CHAMADO “pt” QUE HOJE ASSOLA NOSSO PAIS, VOCÊS SÃO DIRETAMENTE CORRESPONSÁVEIS PARA DEFENDEREM E ALAVANCAR O NOME DE NOSSOS MILITARES MANCHADOS POR ESSES MILITANTES QUE DESTROEM TODOS QUE ATRAVESSAM SEUS CAMINHOS E SEM ESCRÚPULOS ATROPELAM E MATAM SE PRECISO FOR. DATA VÊNIA, PEÇO QUE COMO FORMADORES DE OPINIÃO MOSTREM AOS BRASILEIROS QUE ELES SÃO HERÓIS E NÃO VILOÉS, COMO APREGOARAM, POIS OS BANDIDOS SÃO OSTROS QUE AGORA ESTÃO MOSTRANDO SUAS GARRAS NO DESESPERO DE PERDEREM O PODER, OUTROSSIM AGRADEÇO A VOCÊS PODEREM PASSAR A LIMPO UMA COVARDIA QUE FIZERAM AOS NOSSOS MILITARES. TENHO DITO, MARCOS ANTONIO.

  2. joelma disse:

    O Lula como todo o partido dele, não respeita nada e ninguém.
    Na real, eles acham que mandam no nosso pais. Que podem fazer
    o que quiser aqui, mas domingo acabará esta tortura que fazem
    com o povo brasileiro. O Brasil é NOSSO, e não dos petistas.
    RESPEITO É BOM E TODOS NÓS GOSTAMOS!!! FORA PT….

  3. Sueli da Conceição Dias Cardoso disse:

    A atitude do ex presidente é vergonhosa! Minha resposta para tanta sandice, será votando na mudança, na honestidade e na competência do Aécio Neves.

  4. VILMA disse:

    AÉCIO 45 !!! AÉCIO 45 COM MUITA PAZ

  5. João Alves Martins disse:

    Atacar e tentar calara a imprensa é bem próprio dos regimes totalitários e implantar um regime assim em nossa terra é o maior desejo desse Sr. sem escrúpulos chamado de Lula. Estou com os jornalistas e coloco-me ao lado deles.

  6. MAURO ANTONIO CORRÊA PINHO disse:

    CAROS , SOU LIVRE PARA DIZER QUE ESTE INDIVIDUO DEVE SER PUNIDO EXEMPLARMENTE NA FORMA DA LEI NÃO COMO FORAM OS MENSALEIROS QUE FORAM CONDENADOS NO REGIME SEMI-ABERTO QUE É CHEIO DE REGALIAS AINDA MAIS SENDO PTISTAS ONDE TEM UM BANDO DELES,SÓ FAZ AUMENTAR ESSA COMUNIDADE.
    AMIGOS SEI QUE VAI SER MUITO DIFICIL O SR. AÉCIO SER ELEITO MA SERIA BOM DEMAIS PARA TIRARMOS ESSE PARTIDO DO PODER MÁXIMO DO NOSSO PAÍS, EU QUE CONHEÇO ESTE INDIVIDUO DESDE OS TEMPOS EM QUE FAZIA MANIFESTAÇÕES BEM NA PORTA DA MINHA CASA NA DÉCADA DE 70/80 MAIS PRECISAMENTE NA PORTA DA PHILCO/FORD NO BAIRRO DO TATUPÉ, AS COISA QUE VI NUNCA FORAM DE UMA PESSOA QUE TEM RESPEITO PELOS OUTROS OU POR AQUILO NÃO TE PERTENCE,ALCPLATRA QUE PAGAVA PINGA PRA TODOS OS OPERÁRIOS E INSITANDO OS MESMOS REVOLTA E ODIO PELA EMPRESA QUE TRABALHAVA, ENTÃO ISSO PARA MIM NÃO É NOVIDADE TENHO 60 ANOS E ESPERO AINDA VER ESTE POVO DO PT E AQUELES QUE COMPACTUAM COMTODA ESSA SUGEIRA QUE AÍ ESTÁ.
    AGRDEÇO POR ESTA OPORTUNIDADE DE COLOCAR AQUI MINHAS PALAVRAS.
    SAUDAÇÕES.
    MAURO ANOTNIO CORRÊA PINHO.

  7. Dorival da Silva disse:

    Na minha humilde opinião,este lobo velho já comeu toda a carne,juntamnete com a loba, já esta na hora de tirar este bando de falso que vendem até a alma para ficar mas ricos, e tirarem o emprego de quem estudou para isto, e o que os jornalistas fazem estudaram muito e são otimos profissionais, tem que tirar esta alcatéia da midia, vamos falar que coisas novas(Lulas, Dilmas), já eram chega, trabalhei a minha vida inteira, primeiro para ajuda meus pais, depois para criar meus filhos e agora meu filho trabalha muito para fazer o mesmo que eu fiz, mas fico preocupado se continuar o PT o que sera dos meus netos. Temos que ser exeplo de honestidade e não mentirosos com estes PT, e vem estes caras de pau criticar quem gosta de trabalhar e o faz com carinho. Diferente de quem nunca trabalhou e tem não sei quantas aposentadoria direito a um monte de coisas, isto é uma vergonha.

  8. O que vai ser deste país se o PT estiver no poder.!!!! . Vamos ser mais uma Venezuela ou uma cuba !! Que nossos netos possam ter um país melhor

  9. Chagas Freitas disse:

    Senhor Deputado,

    Aqui em Naróbi, mesmo com as dificuldades do fuso-horário, tenho assistido a reta final desse segundo turno com muita atenção, pois é o futuro do nosso Brasil que está em jogo.
    E, causa-me perplexidade ver a arrogância, a metira, o despudor, a tentativa desmedida de destruir reputações perpetradas pela máquina de propaganda petista. Isso nos remete aos métodos stalinistas, que tantas vidas destruiu ao longo da história.
    E gostaria muito que a população brasileira refletisse hoje, pelo bem do Brasil e conclamasse o Aécio, Presidente do Brasil! Mesmo sabendo que eLLes destruirão, a partir do resultado das urnas, literalmente, o nosso País.
    Abraços do Quênia,
    Chagas Freitas

  10. Luci Y.L. Fernandez disse:

    Concordo integralmente como exposto. Essa atitude do ex-presidente Lula é perigosíssima. No afã de manter o Poder em suas mãos, ele perdeu totalmente o senso de responsabilidade, ignorando os preceitos mínimos do Estado Democrático de Direito.É
    Acabei de tomar conhecimento de um abaixo-assinado do Avaaz pedindo o fechamento da revista Veja.

    Para o que estamos caminhando com atitudes como essas? É a imposição dos preceitos do Foro de São Paulo?

    Que Deus nos guarde do perigo que se avizinha, principalmente se a candidatura do PT vencer.

  11. Moyses Laredo disse:

    Seria perfeitamente o caso de ingressar na justiça em busca de reparações contra esse sujeito que agride difama e põem em risco a vida de profissionais que em cuja missão é a de informar ainda mais se tratando dos dois jornalistas que desempenham suas atividades com respeito e admiração de todos seus ouvintes e telespectadores. As associações não podem deixar passar essa oportunidade de fazer esse senhor sentar para responder e pagar pelas acusações e danos causados.

  12. Graziela disse:

    Que vergonha de saber que esta corja comanda o país comanda o pais por tanto tempo!! Deus abençoe que nestas eleições a nação tenha consciência da necessidade da mudança!! Aécio 45!!

  13. FRANCISCO disse:

    o molusco é um ser degenarado, veio do nada pelas sombras , e com sua influencia nefasta….transformou este nosso PAIS MARAVILHOSO, no que está hoje …..

  14. MARIA disse:

    LULA SÓ EXPRIME SUA FALTA DE FORMAÇÃO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *