Reconhecimento


Confiança do eleitor no PSDB cresceu e fez partido ter a maior votação de legenda na Câmara

11196816144_600892a575_zO PSDB recebeu 1,92 milhão de votos de legenda para a Câmara dos Deputados nas eleições do dia 5 de outubro. Com essa marca, o partido foi o campeão de votos nessa modalidade, que demonstra a confiança do eleitor. O partido ultrapassou assim o PT, que liderava na preferência entre os que escolhem votar dessa maneira, mas que neste ano amargou expressiva queda de quase 25%.

Na avaliação do 1º vice-líder do PSDB, deputado Vanderlei Macris (SP), a redução no apoio à agremiação da atual presidente da República se deve à incapacidade do governo petista em cumprir compromissos e à institucionalização da corrupção. O parlamentar avalia que a sociedade tem visto nos tucanos uma esperança diante dos malfeitos patrocinados pelo PT e por isso a adesão ao PSDB está em alta, como demonstrado nas urnas.

Play

O voto de legenda acontece quando o eleitor opta pelo partido de sua preferência sem indicar um candidato específico. “O PSDB está ganhando terreno que já foi do PT, que está desacreditado na opinião pública. O povo está se afastando cada vez mais daquilo que foi só promessa e não proposta de governo. O PT deixou de ter a confiança do povo e o PSDB passou a ser esperança novamente. Nosso partido está vigoroso na luta da sociedade brasileira”, destaca o tucano.

No PT há quem ache que exista uma campanha de ódio contra o partido, como o secretário de Organização, Florisvaldo Souza. Macris diz que não há e nem precisa existir campanha alguma, já que a própria forma petista de governar tem afastado simpatizantes. Segundo ele, a sociedade percebeu que os compromissos assumidos na última eleição pelo PT foram vazios e não se concretizaram em nenhuma área.

Por outro lado, o deputado avalia que há uma verticalização da corrupção patrocinada pelo partido de Lula e Dilma, demonstrada desde o mensalão e ainda mais latente agora com os desvios na Petrobras. Ele alerta que isso não é algo isolado como pode ocorrer em qualquer governo, mas se tornou o meio encontrado pelos petistas de se manterem no poder. “Isso foi fundamental para que o PSDB, com sua postura crítica e ética defendessem seus posicionamentos em detrimento de um outro partido que cai cada vez mais na lama”, aponta.

O PSDB elegeu 54 deputados federais, dez a mais do que possui atualmente. Foi o partido com o melhor desempenho entre as grandes siglas. Manteve a terceira maior bancada, atrás apenas de PT e PMDB. Diferentemente do PSDB, essas siglas perderam número significativo de parlamentares. O PT caiu de 88 para 70 deputados e o PMDB perdeu cinco cadeiras, de 71 para 66.  

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
22 outubro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *