Petrolão na mira


Mais de 240 requerimentos de tucanos aguardam votação na CPI Mista da Petrobras

Titular do PSDB na comissão parlamentar de inquérito, Carlos Sampaio é autor de mais de 100 requerimentos pendentes de apreciação.

Titular do PSDB na comissão parlamentar de inquérito, Carlos Sampaio é autor de mais de 100 requerimentos pendentes de apreciação.

A CPI Mista da Petrobras tem cerca de 460 requerimentos pendentes de votação. Entre eles, mais de 240 foram apresentados pelos tucanos. Somente do deputado Carlos Sampaio (SP), titular do partido no colegiado, são mais de 100 pedidos, entre convites, convocações e requerimentos de informação.

Nas últimas semanas, em virtude da divulgação de novos nomes envolvidos no esquema criminoso que teria sido montado na estatal, o parlamentar requisitou a convocação de João Vaccari Neto, tesoureiro do PT, e do jornalista Breno Altman.

Vaccari foi citado nos depoimentos prestados à Justiça pelo ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef. Segundo eles, o petista intermediava os recursos desviados da companhia para o partido. Altman teria repassado dinheiro para o doleiro Enivaldo Quadrado pagar as multas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo processo do mensalão, revelou Meire Poza, ex-contadora de Youssef, à comissão mista.

 “Os novos fatos trazidos ao conhecimento público são extremamente graves e estão a demandar uma minuciosa e profunda investigação por parte desta Comissão Parlamentar Mista de Inquérito”, argumenta o deputado nos pedidos.

 Nessa terça-feira Sampaio apresentou mais dois requerimentos. Ambos pedem que sejam convidados a comparecer no colegiado o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), ex-chefe da Casa Civil no governo de Dilma Rousseff. Os dois são casados e, conforme Costa informou em seus depoimentos, receberam R$ 1 milhão em 2010 para a campanha da petista ao Senado.

Na semana passada, o deputado Izalci (DF) solicitou a convocação de Eduardo Frade Rodrigues, superintendente-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em função das revelações de Costa e Youssef de que um cartel de empreiteiras participava do esquema de suborno criado na estatal.

 “Com o objetivo de desvendar e quiçá apontar quem estava no topo da cadeia dos comandos de superfaturamentos que envolvem as empreiteiras citadas por Paulo Roberto Costa torna-se relevante a convocação do Sr. Eduardo”, explica o tucano no requerimento.

(Reportagem: Luciana Bezerra/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
22 outubro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *