Princípios essenciais


João Campos alerta para problemas nas famílias, como violência doméstica e consumo de drogas

A Câmara dos Deputados prestou homenagem à família, em sessão solene para lembrar o Dia Nacional da Valorização da Família. O deputado João Campos (GO), autor do requerimento, destaca a necessidade de valorização da instituição familiar, que “está sendo atacada de diferentes formas e, ao ser atingida, promove desagregação de filhos e pais e a destruição do núcleo familiar”.

De acordo com o tucano, é um momento para refletir sobre o Estatuto da Família, que está em construção no Congresso. Em discurso, João Campos destacou a importância da data para despertar e alertar a todos para os problemas que afligem a família brasileira, a exemplo da violência doméstica, trabalho infantil, consumo de drogas, desemprego, falta de condições dignas de moradias, dificuldade de acesso aos serviços de saúde e educação com qualidade, entre outros.

Play

Segundo o parlamentar, mudanças atingiram a família, mas não lhe tiraram a importância. “É a família que transmite princípios e valores, nem o Estado substitui”, disse ele, ao destacar que pesquisas feitas pelo IBGE mostram profundas alterações no ambiente doméstico – as famílias numerosas dão lugar a pequenos grupos; outras têm à frente apenas o pai ou a mãe, ou ainda pessoas de casamentos anteriores.

A alta carga tributária e o exagerado incentivo ao consumo subtraem recursos que poderiam contribuir para um cotidiano melhor. “As deficiências do sistema de ensino, do atendimento à saúde e aos demais serviços públicos diminuem a qualidade de vida. A falta de moradia digna e emprego decente são fatores de desestruturação e disseminação das drogas, principalmente entre os jovens, o que ameaça o presente e o futuro das famílias e do país”.

João Campos defende a necessidade de promover políticas públicas que assegurem as condições da família cumprir a responsabilidade a elas atribuída. “Temos que assegurar à família condições para cumprir sua missão de infundir valores de igualdade, tolerância e responsabilidade e promover ideais de como reciprocidade, cooperação e solidariedade”, disse.

O Dia Nacional de Valorização da Família foi criado em 2012 e reservado para que se realizem atividades que destaquem os valores da família e reconheçam a instituição como célula indispensável na formação de verdadeiros cidadãos e para a construção de um país justo e solidário.

A sessão ainda contou com pronunciamentos de representantes de instituições de âmbito nacional que prestigiaram o evento. Na sessão, se pronunciou o Pastor Lourival Dias Neto, Presidente da Assembleia de Deus de Sobradinho. “Nós existimos porque a família existe”, enfatizou. A cantora Nani Rodrigues emocionou os presentes  com a canção “Eu creio no poder da oração”.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
21 outubro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *