Sem saída


Dilma ainda tem muito a explicar sobre falcatruas na Petrobras, afirmam tucanos 

Charge: Professor Lula

Charge: Professor Lula

Pressionada pela infinidade de evidências de corrupção na Petrobras, a presidente Dilma Rousseff finalmente admitiu no último fim de semana os desvios na estatal certa de que vai escapar dos questionamentos sobre as pesadas suspeitas de assalto aos cofres da estatal. No entanto, para os tucanos a petista tem muito a explicar.

Segundo o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), Dilma continua a ter muita responsabilidade sobre as falcatruas cometidas na companhia. “Até porque ela presidiu o conselho da empresa e sempre se arvorou em anunciar que tinha o controle total de tudo que ali acontecia”, afirmou o deputado ao site de “O Globo”.

O parlamentar apontou ainda as contradições no discurso da presidente. “Nenhum brasileiro minimamente informado acredita na declaração que ela deu alguns dias atrás, dizendo que não sabia de nada. É uma esperteza na véspera de uma eleição, que vai consagrar o fim melancólico de um governo e da decadência de um partido que abandonou suas bandeiras e se especializou em corrupção.”

Play

Segundo o deputado Carlos Brandão (MA), a petista é conivente ao reconhecer os desvios e não afastar os suspeitos de participação no esquema criminoso que teria sido montado na Petrobras. “Ela admite e continua a manter as pessoas nos cargos. Por exemplo, o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, continua no conselho da Itaipu Binacional e tantas outras pessoas. Há, inclusive, uma denúncia contra o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, mas ele continua no cargo”, disse o parlamentar nesta segunda-feira (20).

O tucano criticou também a sucessão de inverdades propagadas pela presidente e aliados a respeito das circunstâncias da demissão do ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa. Ao contrário do que está registrado numa ata da companhia, Dilma insiste em dizer que foi a responsável pela exoneração de Costa.

Eleito vice-governador do Maranhão, deputado Carlos Brandão questiona postura conivente de Dilma Rousseff.

Eleito vice-governador do Maranhão, deputado Carlos Brandão questiona postura conivente de Dilma Rousseff.

“Ela reconheceu os bons serviços prestados por ele à nação. Existe por trás disso uma cortina de proteção em favor do Paulo Roberto”, destacou. “Ele deveria ter sido afastado para o bom do serviço público e não por ter prestado bons serviços”, completou o parlamentar.

Mais um escândalo – À medida que Dilma tenta desvencilhar seu governo da crise que envolve a maior empresa do país, surgem novos indícios de envolvimento dos membros do PT na organização operada por Costa e pelo doleiro Alberto Youssef .

Segundo reportagem do jornal “O Estado de S.Paulo” de domingo (19), o ex-diretor teria apontado a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) como uma das beneficiárias dos recursos desviados da Petrobras. Segundo ele, a petista teria embolsado R$ 1 milhão para sua campanha ao Senado em 2010.

A revelação coloca a ex-ministra da Casa Civil do governo de Dilma Rousseff na mira da CPI Mista da Petrobras, cuja instalação ela tentou impedir. Gleisi chegou a recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar as investigações do Congresso. A petista nega ter recebido os recursos. 

Número dois – Na quarta-feira (20), a partir das 14h30, a comissão mista tomará o depoimento de José Carlos Cosenza, que substituiu Costa na Diretoria de Abastecimento da estatal em 2012.

Autor de um dos requerimentos que pediu a presença dele no colegiado, o deputado Carlos Sampaio (SP) destacou que o diretor era “homem de confiança” de Costa, além de ser uma indicação do PMDB. Justamente por isso não estava entre os diretores demitidos recentemente da estatal em decorrência dos escândalos.

De acordo com matéria veiculada pela revista “Época” em maio deste ano, a Polícia Federal encontrou documentos na casa de Costa, como uma agenda, e neles constatou que Cosenza continuava a se encontrar com o ex-chefe. Por meio de e-mails e planilhas, os investigadores conseguiram identificar que Costa manteve o esquema criminoso na Diretoria de Abastecimento após deixar a Petrobras.

(Reportagem: Luciana Bezerra/ Charge: Fernando Cabral – PSDB/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
20 outubro, 2014 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Sem saída”

  1. rubens malta campos disse:

    Tudo isso deveria ser explicado no debate da Globo dia 24.10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *