Pobreza escondida


Interferência no Ipea é mais um “péssimo exemplo” do governo petista, diz líder do PSDB

A pergunta que fica: pobreza aumentou em 2013?

A pergunta que fica: pobreza aumentou em 2013?

O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), criticou a interferência política no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, provocando o pedido de demissão de Herton Araújo, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea. A gestão petista segurou a divulgação regular dos dados da pesquisa referente ao número de miseráveis no Brasil. “Mais um péssimo exemplo da interferência nociva num órgão de elevado conceito no país”, escreveu o tucano em seu perfil no Facebook.

A tradicional avaliação dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2013 mostraria se o número de pobres e miseráveis subiu ou diminuiu no ano. Herton colocou seu cargo à disposição por discordar da definição da cúpula do instituto de segurar a divulgação dos números. A erradicação da pobreza é uma das principais promessas de Dilma. 

Como lembrou reportagem da Agência Estado, a crise interna no Ipea vem à tona após diversos ruídos de comunicação envolvendo a área social do governo Dilma Rousseff. “O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma versão com erros da Pnad e somente corrigiu os dados 24 horas após o anúncio original. O constrangimento decorrente do erro quase rendeu a demissão da presidente do IBGE, Wasmália Bivar. O próprio Ipea foi envolvido em episódio semelhante, no primeiro semestre, quando divulgou uma pesquisa com erros”, diz trecho da reportagem.

De acordo com a “Folha de S.Paulo”, usando a mesma base de dados, pesquisadores independentes chegaram à conclusão que a miséria parou de cair em 2013. O estudo produzido pelo Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets), uma organização sem fins lucrativos que reúne alguns dos principais estudiosos da pobreza no país, aponta um pequeno aumento no número de brasileiros indigentes no ano passado.

(Da redação/ Foto: Ana Nascimento/ABr)

Compartilhe:
20 outubro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *