PIBinho da Dilma


Economia brasileira tem forte desaceleração em agosto, diz Banco Central

charge-2209A economia brasileira registrou forte desaceleração em agosto, indicando perda de fôlego e competividade de toda a atividade econômica brasileira. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado na quinta-feira (16) avançou apenas 0,27% em agosto na comparação com julho. Na comparação com o mesmo mês de 2013, o IBC-Br recuou 0,15%.

O resultado ficou um pouco abaixo do esperado por analistas do mercado financeiro, segundo a agência Reuters. O baixo desempenho da economia em agosto indica ainda crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estagnado ou pequeno para o terceiro trimestre.

O índice incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuária, assim como os impostos sobre os produtos. O mercado de trabalho é o que mais sofre com a atividade econômica debilitada. A criação de vagas formais de trabalho em setembro foi a pior para o mês em cerca de 13 anos, segundo o Ministério de Trabalho.

A previsão de crescimento do PIB para este ano é ínfima, de acordo com pesquisa Focus do BC. O aumento deve ser de apenas 0,28% contra expansão de 2,5% em 2013.

(Da Agência PSDB/Charge: Fernando Cabral)

Compartilhe:
17 outubro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *