Só no papel


Descumprimento da promessa de construir 6 mil creches mostra incapacidade de Dilma, diz deputado

O flagrante descumprimento da promessa de construir seis mil creches em seu governo aumenta a lista de palavras ao vento ditas por Dilma. Mais de três anos após a posse, apenas 379 unidades tinham sido efetivamente concluídas. O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) reclama da lentidão na construção das unidades e levanta suspeitas sobre o porquê do ritmo pífio de entrega. Segundo ele, é lamentável que milhares de mães não tenham onde deixar seus filhos para poderem trabalhar devido à incompetência e à corrupção instaladas no governo petista.

“É de suma importância para o desenvolvimento das crianças ter uma primeira infância que dê oportunidades para o desenvolvimento intelectual”, ressaltou o parlamentar. Por isso, avalia que a atenção nas creches e pré-escola é fundamental. No entanto, se depender do PT, muitas famílias vão ficar na mão.  “A presidente Dilma não tem capacidade de gestão”, afirmou ao comentar os números.

Play

Das 5.773 creches e pré-escolas previstas – menos do que a promessa de 2010, apenas 7% foram efetivamente concluídas, aponta a ONG Contas Abertas. Os dados foram levantados no último balanço do PAC 2 e englobam o que foi realizado entre janeiro de 2011 e abril de 2014. 

Raimundo Matos tem acompanhado de perto a dificuldade que várias prefeituras enfrentam para conseguir que as creches sejam construídas. Em todo o Nordeste, o tucano afirma que apenas uma empresa foi escolhida pelo governo para fazer as unidades, provocando ainda mais lentidão.

“Na minha avaliação, o procedimento correto seria o seguinte: se o município no Ceará já tem o terreno, a União descentralizaria o dinheiro para o município e esse, por sua vez, dentro da tabela de preços e da especificação de material, faria a construção desse equipamento. Mas hoje é muito centralizado”, alertou o parlamentar. 

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
17 outubro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *