Blindagem aliada


Izalci rechaça manobra de governistas para impedir reunião extra da CPMI da Petrobras

blablabla

Governo não tem interesse nenhum em tratar com transparência a situação da Petrobras, diz Izalci, integrante da comissão parlamentar de inquérito que  investiga desmandos na estatal.

Numerosa e obediente ao Palácio do Planalto, a base governista conseguiu impedir que fosse realizada nesta quarta-feira (15) a reunião extraordinária da CPI Mista da Petrobras.

Nela seria discutida a possibilidade de depoimento do doleiro Alberto Youssef em 22 de outubro, além de votados os requerimentos de convocação de João Vaccari Neto, tesoureiro do PT, e Renato Duque, diretor de Serviços da Petrobras de 2003 a 2012.

Segundo o deputado Izalci (DF), que integra o colegiado, a oposição já previa cada uma das dificuldades impostas pelos partidos aliados para a realização da audiência. “O governo não tem nenhum interesse de tratar com transparência a situação da Petrobras”, afirmou o tucano. “O Vital [presidente da CPI mista, senador Vital do Rêgo – PMDB/PB] ficou de consultar a base, e nós já sabíamos que não haveria retorno.”

A blindagem às fraudes cometidas na estatal, disse Izalci, deve se perpetuar até o fim do período eleitoral, mas não será capaz de atrapalhar as investigações, que devem ser concluídas somente em 2015. “Como nosso mandato só termina em fevereiro, até lá será possível concluir o relatório. Até porque, depois das eleições, será liberado o compartilhamento da delação premiada”, avaliou.

O parlamentar referiu-se ao acordo fechado pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa com o Ministério Público Federal, e já homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no qual ele revelou todo o esquema criminoso que teria sido montado para desviar dinheiro da companhia e repassá-lo ao PT e partidos aliados. Esse processo segue sob sigilo, pois envolve políticos que têm foro privilegiado.

Para o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), o Palácio do Planalto evita a todo custo os depoimentos de Youssef, Vaccari e Duque na comissão, pois “sabe muito bem” o eles têm a revelar.

A CPI mista volta a se reunir na próxima quarta-feira (22), quando será tomado o depoimento de José Carlos Cosenza, que substituiu Paulo Roberto Costa na Diretoria de Abastecimento da estatal em 2012.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Leia também:

Tucanos cobram reunião extraordinária da CPI Mista da Petrobras nesta quarta

Compartilhe:
15 outubro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *