"Estagflação"


País vive cenário tenebroso com crescimento pífio e inflação alta, alerta Duarte Nogueira

O deputado Duarte Nogueira (SP) avalia a atual conjuntura econômica brasileira como um cenário tenebroso. Os números e as projeções de crescimento mostram que a “estagflação” – combinação de 7592648946_7b7a04317d_zestagnação do crescimento com inflação alta – está realmente em curso no país, mesmo que o discurso oficial seja outro. Nessa segunda-feira (29), o Banco Central (BC) cortou de 1,6% para 0,7% a perspectiva de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Com um dos piores desempenhos do mundo, o Brasil terá acumulado nos quatro anos de governo Dilma expansão de apenas 6%.

“O governo do PT está colocando o Brasil num cenário tenebroso: inflação alta, altíssima carga tributária e economia que não cresce”, aponta Nogueira. O mercado financeiro tem expectativa ainda menor que o BC: 0,29%, segundo a última pesquisa Focus. Como se não bastasse, a inflação continua elevada e assim permanecerá por um bom tempo. O BC projeta em 6,3% o aumento de preços para este ano – uma taxa ainda muito alta e distante da meta, de 4,5%.

Play

O governo propaga que ampliou os postos de empregos, mas essa é mais uma mentira. Nos 12 meses terminados em abril, a redução da taxa de desemprego resultou, segundo o relatório, do recuo da taxa de atividade, isto é, da proporção entre as pessoas em atividade e a população em idade ativa. Não houve aumento da taxa de ocupação, isto é, da proporção de empregados, mas simplesmente uma diminuição percentual das pessoas no mercado de trabalho. Dados oficiais, divulgados tanto pelo IBGE quanto pelo Ministério do Trabalho, têm mostrado menor dinamismo da economia na criação de empregos.

Nogueira alerta para os efeitos do pífio crescimento econômico para os cidadãos. “O crescimento estagnado leva, em um próximo momento, à perda de empregos e ao desemprego crescente”, avalia.  Segundo ele, essa é a verdade que o PT não mostra na TV. “E que a gente vem falando desde o início do governo Dilma. Alertamos a sociedade por quase quatro anos consecutivos de que o país estava no rumo errado”, ressalta.

O desgoverno do PT não se resume à economia. O deputado do PSDB afirma que todas as áreas são atingidas pela incapacidade gerencial de Dilma e sua equipe. “Além de não crescer, está aumentando o analfabetismo, diminuindo o número de universitários se formando nas faculdades. Portanto é um país todo desorganizado, que tem andado para trás”, lamenta.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
30 setembro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *