Ação criminosa


Desastre promovido por Dilma no setor elétrico aumentará conta de luz, alerta Aníbal

O deputado José Aníbal (SP) afirmou nesta quarta-feira (24) que o aumento na conta de luz confirmado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é resultado de incompetência e decisões equivocadas e “quase ditatoriais” tomadas pela presidente Dilma. Os maiores reajustes têm o objetivo de reduzir a necessidade de injeção de  recursos do Tesouro Nacional nas empresas do setor por meio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Ou seja, mais um malabarismo para melhorar as contas públicas e evitar cortes nas demais despesas do governo.

O parlamentar do PSDB considera criminosa a condução do setor elétrico pelo governo Dilma e afirma que a petista tem promovido verdadeiro desastre na área. Segundo ele, os brasileiros pagam a conta dos equívocos e aventuras da presidente. “Ontem ela elogiou a si própria pela capacidade de planejar e executar. De fato ela planejou e executou o maior desastre do setor elétrico no Brasil”, criticou.

Play

As tarifas ao consumidor podem ficar em média 28% mais caras em 2015, segundo projeção da consultoria especializada PSR. Antes se previa aumento de 25%. O novo cálculo já considera o efeito de queda das tarifas previsto com o fim dos contratos de usinas cuja concessão vence ao longo de 2015.

Aníbal explica que Dilma fez uma irresponsabilidade há dois anos para mudar as regras sob o argumento de que iria reduzir a conta de luz. Ao rever as regras do setor por meio de Medida Provisória e determinar que nenhuma emenda parlamentar ao projeto fosse aprovada, o tucano afirma que a presidente agiu “contra tudo e contra todos”, sem discutir as mudanças que resultaram num verdadeiro caos.

“Propusemos a criação de regras de transição para reduzir progressivamente a conta de energia, mas ela quis fazer na marra e o resultado está aí. É um desastre total”, lamenta o tucano. “É crime o que fizeram com o setor elétrico. Nós estamos pagando, pois o dinheiro que ela está usando para subsidiar as empresas para que elas não quebrem estava livre para investimentos, que agora estão sendo suprimidos”, aponta.

O deputado avalia que ninguém confia mais na capacidade de gestão do governo e a prova mais eloquente em termos de planejamento e execução está na condução do setor elétrico. Para bancar toda essa “aventura” de Dilma, o parlamentar afirma que serão necessários R$ 100 bilhões, dos quais boa parte saiu do Tesouro e a maior parte está saindo do aumento da conta de luz. “Isso daria 1 milhão de casas populares de boa qualidade”, alerta, ao destacar que ao final deste ano o Brasil terá uma das contas de energia mais caras do mundo. Uma irresponsabilidade passível de punição.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
24 setembro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *