Combate à pobreza


Oposição pede investigação sobre desvio de recursos de projetos sociais na Bahia

O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), defendeu a investigação imediata sobre suposto esquema de corrupção com recursos federais na Bahia. Nesta terça-feira (23), PSDB, DEM, 15145851509_23303b70f0_zPPS e SD apresentaram representação ao Ministério Público para que investigue práticas ilícitas denunciadas pela dona da ONG Instituto Brasil, Dalva Sele. Ela revelou à revista “Veja” que R$ 50 milhões foram desviados do Fundo de Combate à Pobreza para abastecer campanhas petistas. Os quatro partidos de oposição irão acionar ainda Polícia Federal, Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério da Justiça.

“É algo que tem indícios de depravação. Está evidente isso. O PT utilizou o Fundo de Combate à Pobreza em benefício de campanhas eleitorais e do patrimonialismo de pessoas que teriam se aproveitado desses recursos e quem diz isso é a própria presidente do instituto. O que nos cabe é ir aos órgãos de fiscalização da República e pedir que se apure com rigor e responsabilidade essas pessoas responsáveis pelo desvio desses recursos”, alertou Imbassahy. Segundo ele, houve malversação de recursos públicos.

Play

O tucano participou de reunião no gabinete do senador Agripino Maia (DEM-RN) nesta terça. Os dois assinam as representações junto com os deputados Bruno Araújo (PE), vice-presidente do PSDB, e os líderes do DEM, Mendonça Filho (PE) e do PPS, Rubens Bueno (PR), e o vice-líder do SD, Arthur Maia (BA).

Na entrevista a “Veja”, Dalva Sele revelou que o Instituto Brasil foi criado para ajudar a financiar o caixa eleitoral do PT na Bahia. O esquema iniciado em 2004 teria desviado dinheiro de projetos sociais das administrações petistas. O buraco chega a R$ 50 milhões. Os recursos deveriam ter sido destinados para a construção de moradias populares para famílias com baixa renda, mas as casas nunca foram construídas. Além de desviar o dinheiro, os executores compravam voto dos eleitores do sertão com a promessa de construir as residências.

O esquema teria começado na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, então comandada pelo deputado petista Afonso Florence, ex-ministro de Dilma. Doze prefeitos teriam sido eleitos com recursos desse esquema. Dalva Sele cita a atual diretora-geral da Secretaria de Comunicação do governador Jacques Wagner como a pessoa que “fornecia as notas fiscais frias para justificar a saída do dinheiro”.  

Além de Florence, os beneficiados pelos desvios, segundo Dalva, seriam Rui Costa, candidato do PT ao governo da Bahia; Vicente José de Lima Neto, Presidente da Embratur; o senador Walter Pinheiro (PT) e os deputados Nelson Pellegrino e Zezéu Brito, ambos do PT. Os partidos de oposição vão acionar o Conselho de Ética contra os parlamentares citados.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
23 setembro, 2014 Últimas notícias 3 Commentários »

3 respostas para “Combate à pobreza”

  1. rubens malta campos disse:

    De pleno acordo.Pressão neles.

  2. samuel disse:

    Este PT destruí este país e seu povo, destruí economicamente, moralmente e a nível de respeito internacional, o povo que antes tinha ídolos, heróis exemplos, até futebol, hoje tem mais nada, só promessas de enganadores corruptos e sem caráter e pessoas que se limitam a dizer que não sabia de nada, onde um país deste pode chegar ? se seus governantes são todos ladrões, se seus falsos heróis só se interessam por dinheiro, não tem coragem de gerar um orientação, tomar um partido em favor de sua pátria mãe, com esta educação vindo de cima que só favorece aos que já estão ganhando seja políticos pastores padres banqueiros donos de rede de televisão, só débil mental para não saber avaliar o amanhã deste país, por isso que os integrantes da seleção Alemanha de futebol teve pena de nos aplicar aquele placar, pois eles entendia que estavam batendo na população pobre e ignorante, omissa e covarde.

  3. O INDIFERENTISMO PELA POLÍTICA

    De um modo geral, pode-se afirmar que, quando a desilusão se transforma em descrença, entra o ser humano numa fase de apatia e desânimo, tornando-o cético, até mesmo frente aos termos de maior envergadura.

    Em represália anterior, o desdém e o deboche pelos que pretendem, uma vez mais, enganar o cidadão, conduzem-no, invariavelmente, ao triste ponto do indiferentismo.

    Como não existe cessão graciosa, uma permuta se faz necessária assim, troca-se o antigo interesse austero pelos prazeres mundanos, com suas diversas formas de diversão.

    Os governos corruptos e fisiológicos que sufocam os ideais de cultura e entusiasmos pelos interesses da pátria, são os responsáveis pela condução do povo ao indiferentismo pelo poder e pela forma de governo.

    Triste, porém, o povo que se desinteressa pelo seu futuro, indiferente quanto à forma de governo que vai regenciar.

    Se erros foram acumulados, faz-se hora de repará-los. Aliás, nunca é tarde para tal.

    De posse dos conceitos sócio-políticos emitidos, pode-se buscar a luz que livrará a nação brasileira das trevas a que ela foi conduzida a pouco mais de cem anos, em cujo apanágio, afloram os vícios, os interesse escusos, a corrupção, a mentira, a demagogia, além de uma gama incontável de erros e falcatruas.
    Do Livro o que é Monarquia escrito por Rogério da Silva Tjander,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *