Engenharia da propina


Carlos Sampaio pede acareação na CPI Mista da Petrobras para explicar chantagem

A denúncia de que o PT operou corrupção na Petrobras para manter bocas de chantagistas caladas é alvo de um requerimento do deputado Carlos Sampaio (SP) à CPI Mista que investiga a Petrobras. O 15085575487_8e2b738a7e_zparlamentar entrou com solicitação ao plenário da comissão para que haja uma acareação entre diversos personagens envolvidos em reportagem publicada pela revista “Veja” do último fim de semana.

Sampaio requisita aprovação para que sejam convocados o ex-publicitário Marcos Valério, preso no caso do mensalão, o empresário Ronan Pinto, o operador do PP Enivaldo Quadrado, o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e o ministro-chefe da secretaria-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Eles seriam reunidos para confirmar um depoimento prestado por Marcos Valério em 2012 segundo a publicação.

Na ocasião, prestando esclarecimentos no caso do mensalão, Valério apontou que o PT levantou R$ 6 milhões usando a Petrobras para silenciar Ronan Pinto, que teria informações sobre o assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel com poder suficiente para comprometer alguns dos mais altos petistas, como Lula, José Dirceu e Gilberto Carvalho.

A denúncia de Valério carecia na época de um documento que a comprovasse. Este papel, atualmente, está nas mãos de Enivaldo Quadrado, que havia participado da engenharia para reunir a propina no passado. Com esta informação, procurou e fez nova chantagem ao PT para que financiasse seu silêncio. O partido, então, juntou dinheiro e o pagou em dólar.

O deputado também cita em seu requerimento matéria da revista Época que revela que o escândalo da Petrobras era, também, uma maneira de manter o falecido deputado federal José Janene (PP) calado. Envolvido nas denúncias do mensalão, Janene deixaria claro ao governo que o que sabia poderia derrubar até mesmo o presidente Lula e, por isto, a corrupção deveria se manter operante.

(Da Liderança do PSDB no Senado)

Compartilhe:
18 setembro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *