Mais segurança


Projeto de Luiz Carlos determina rastreamento de ônibus para reduzir assaltos

Proposta do deputado Luiz Carlos (AP) pode dar mais segurança aos usuários do transporte coletivo no país. O Projeto de Lei 7970/14, apresentado pelo tucano, torna obrigatória a instalação de equipamento6922605570_f58c14940e_z de rastreamento via satélite nos veículos de transporte de passageiros com mais de dez lugares. O texto prevê um período de doze meses para que os veículos sejam adaptados com os equipamentos, que farão a comunicação com as empresas em tempo real.

O parlamentar foi motivado pelos altos índices de assaltos a ônibus. Dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informam que em 2013 ocorreram 311 assaltos a ônibus interestaduais. Em 2012 foram 303.  Apesar de os números já serem altos, eles não incluem os dados do transporte intermunicipal, o que elevaria ainda mais a estatística. O horário mais frequente dos crimes é entre 22h e 4h. A distância entre cidades e a deficiência na fiscalização contribuem para esse quadro.

Luiz Carlos afirma que intensificar a fiscalização em trechos mais suscetíveis a assaltos certamente diminuiria ocorrências. Mas o deputado acrescenta que as empresas devem se dotar de meios para inibir a ação de criminosos e garantir segurança aos usuários, já que transportam vidas e lucram com isso.

“A adoção de um sistema que permita acompanhar, em tempo real, o transporte de passageiros, certamente irá permitir que, verificada qualquer anormalidade, sejam a polícia ou o apoio da empresa prontamente notificados, poupando vidas, traumas e prejuízos humanos e materiais, além de contribuir para a redução da criminalidade”, diz a justificativa do projeto. Com o rastreamento do veículo é possível identificar, de forma remota, a sua real localização, paradas não previstas ou desvios de rota, além de comunicação entre veículo e base e vice-versa.

De acordo com a ANTT, Goiás e Distrito Federal concentram, juntos, mais da metade dos assaltos a ônibus interestaduais. O maior número de ocorrências acontece em um trecho crítico próximo à cidade goiana de Cristalina, onde há o entroncamento das BRs 050 e 040. Os ônibus que fazem as linhas intermunicipais entre o DF e as cidades goianas do entorno são constantemente alvo dos criminosos.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
17 setembro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *