Aparelhamento


Hauly reprova gestão petista por uso de servidores e estrutura pública em ações partidárias

O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) afirmou nesta terça-feira (16) que a onda de edições a perfis na Wikipédia com origem em órgãos públicos configura mais um crime fruto do aparelhamento promovido 10949747165_af5a91de96_zpelo Partido dos Trabalhadores. Ontem, a Petrobras informou que identificou o autor da alteração do perfil do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, feita a partir de um dos computadores da sede da empresa. A mudança visava associar Costa, que está preso por participação em esquema de corrupção, ao governo Fernando Henrique Cardoso.

“É mais um crime cometido pelo PT, que aparelhou o governo e as estatais. Seus militantes e simpatizantes fazem todo tipo de contravenção e ilegalidades. Essa é apenas mais uma”, apontou Hauly. Para ele, esses casos evidenciam o uso de servidores e estrutura pública em atribuições partidárias.

Play

A mudança no perfil de Costa foi feita a partir de um dos computadores da sede da Petrobras (com IP 164.85.6.3) no sábado. O novo texto dizia que o ex-diretor era “cria do governo tucano”, acusava a imprensa de omitir informações de sua carreira e dizia que sua demissão foi “com aprovação da presidente Dilma Rousseff” por estar “muito soltinho”. O texto ficou no ar por seis minutos, até o perfil original ser restaurado pelo usuário Guilhermebr1. Na justificativa, o internauta escreveu que houve “edição tendenciosa a partir da rede da Petrobras”.

Esse não foi um caso isolado. A mudança no perfil de Costa foi realizada dois dias após o Planalto exonerar o responsável pela alteração das páginas dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg na Wikipédia com a adição de informações negativas e comentários ofensivos. A investigação da comissão de sindicância da Casa Civil identificou o servidor Luiz Alberto Marques Vieira Filho um mês após o início da apuração.

Funcionário de carreira do Ministério da Fazenda, mas na época lotado na Secretaria de Relações Institucionais (SRI), o servidor vai responder a processo administrativo disciplinar (PAD). As alterações haviam sido feitas de dentro do Palácio do Planalto, onde funciona a SRI.

Hauly afirma que é preciso dar punição rigorosa aos responsáveis pelos episódios. Além disso, o tucano avalia como fundamental acabar com o aparelhamento do Estado e colocar para fora do poder público quem usa estruturas pública em prol de causas partidárias.   

“O Estado brasileiro precisa recuperar a credibilidade e resgatar a dignidade do serviço público, que está infiltrado por esses militantes e simpatizantes de partidários que se acham acima do bem e do mal, podendo fazer essas leviandades contra terceiros”, alerta o deputado. Segundo ele,  os atuais governistas se acham donos do poder e pensam ter carta branca para cometer qualquer barbaridade contra opositores, mexendo inclusive no que é de direito individual das pessoas.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Kim Maia) 

Compartilhe:
16 setembro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *