Baixas expectativas


Brasil colhe tempestades na economia graças à péssima gestão petista, avalia Duarte Nogueira

A semana mal começou, e o mercado financeiro já reforça as péssimas expectativas para a economia brasileira. Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (15) mostra que, para mais de 100 instituições 7592649724_ca447e3887_zfinanceiras consultadas pelo Banco Central, a economia crescerá este ano somente 0,33%. O percentual da semana passada chegava a 0,48%. Foi a 16ª queda seguida deste indicador.

Para completar, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) baixou a projeção de desenvolvimento do Brasil. A estimativa caiu de 1,4% em maio, na última divulgação, para 0,3%. Em relação a 2015, a expectativa de crescimento do Brasil foi reduzida de 2,2% para 1,4%. “O Brasil caiu em recessão no primeiro semestre. O investimento tem sido particularmente fraco, minado pelas incertezas sobre a direção da política após as eleições e a necessidade de que a política monetária controle a inflação acima da meta”, informou a entidade em seu relatório.

Play

O horizonte é cada vez mais sombrio, avaliou o deputado Duarte Nogueira (SP). “O que se planta acaba sendo colhido. Hoje a gente colhe essas tempestades em função da péssima qualidade de plantio que o governo federal ofereceu ao Brasil até então”, criticou. “Tentaram iludir a sociedade brasileira afirmando que estava indo tudo bem. As coisas vão de mal a pior”, acrescentou.

Para o tucano, estão entre as causas para a desconfiança generalizada sobre a administração petista a baixa qualidade da gestão, o aumento do custo da máquina pública, o exagero da carga tributária, os desmandos, a corrupção e o superfaturamento. Malfeitos que são rotineiramente denunciados e criticados pela oposição, afirmou Duarte. “Tudo aquilo que nós dizíamos que era a má condução do governo e da economia, além da baixa qualidade ética na condução das relações políticas e administrativas, agora está acontecendo”, enfatizou o deputado.

Outro fator que derruba a credibilidade do governo junto ao mercado e aos cidadãos, disse o parlamentar, é o descontrole da inflação, que oscila bem próxima ao teto da meta definida pela equipe econômica: 6,5% ao ano. “Nunca a inflação na história recente esteve tão alta, inclusive acima do teto da meta, tirando renda das pessoas mais pobres e fazendo sofrer a população mais carente”, destacou Duarte. “Ao mesmo tempo, o Brasil parou de crescer e está andando para trás. Isso quer dizer que não vai haver abertura de novos postos de trabalho”, completou o tucano.

(Reportagem: Luciana Bezerra/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Kim Maia)

Compartilhe:
15 setembro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *