Vazamento


Explosão de refinaria da Petrobras étragédia anunciada”, diz líder do PSDB

Com “profunda tristeza e preocupação” o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), chamou de “tragédia anunciada” a explosão ocorrida na tarde de ontem na Refinaria Henrique Lage (Revap), da 15021660779_44b4368ac0_zPetrobrás, em São José dos Campos (SP). De acordo com as primeiras informações, pelo menos seis funcionários ficaram feridos no acidente – dois deles com queimaduras graves. As primeiras notícias indicam que a provável causa teria sido um vazamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) na unidade.

“É uma tristeza ver o que estão fazendo com a Petrobrás e com seus funcionários. Há tempos o PSDB chama a atenção para o comprometimento da manutenção e da segurança em plataformas e refinarias da estatal pelo Governo Dilma para garantir a produção a qualquer custo. Entre outras causas mais graves, graças ao atraso das licitações, que já começam inclusive a causar queda na produção. É uma irresponsabilidade completa! Tanto que o tema foi incluído para investigação na CPMI em curso. No lugar de ignorar os alertas, que vinham até mesmo de funcionários da empresa, e corrigir os erros cometidos e o rumo equivocado dado à Petrobrás, o Governo preferiu fechar os olhos aos riscos. E segue utilizando a maior empresa estatal brasileira como ferramenta eleitoral da presidente Dilma – sem falar nos desvios de recursos já comprovados pela Polícia Federal e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). É a típica tragédia anunciada”, disse Imbassahy.

O líder tucano pediu que seja dada total transparência para o episódio e que as causas sejam investigadas imediatamente, independente do período eleitoral.

“Estamos falando de pessoas, funcionários, cidadãos brasileiros que prestam um serviço de extrema importância para o país com dedicação e paixão. E que foram expostos ao risco de trabalhar em refinarias e plataformas colocadas em funcionamento sem a devida manutenção e até sem estarem concluídas, única e exclusivamente para evitar que o PT e a presidente Dilma sejam atingidos antes da eleição, a partir da constatação de que estão destruindo a Petrobrás. Ninguém pode esquecer que Dilma foi ministra de Minas e Energia, chefe da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da Petrobras – e apesar disso, se preocupa apenas com sua reeleição e abandona os funcionários e a própria Petrobras à própria sorte”, concluiu Imbassahy.

Refinaria foi multada em junho – Em junho passado, a Refinaria Henrique Lage foi multada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) em mais de R$ 200 mil pela emissão de fumaça preta pelo sistema de tocha. A denúncia foi feita por moradores da região em maio e ignorada pelo governo.

(Da Liderança do PSDB na Câmara/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
12 setembro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *