Economia andando para trás


Recessão: para líder do PSDB na Câmara, “o pior cego é o governo que não quer ver”

imbassahyO líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy (BA), afirmou que os resultados econômicos divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira mostram “um quadro ainda mais grave que aquele esperado pela maior parte dos analistas” e que “o pior cego é o governo que não quer ver”.

“O quadro recessivo é tão grave que o próprio ministro Mantega, sempre tão distante da realidade, começa a admitir o péssimo resultado da economia brasileira – embora desta vez prefira culpar a Copa, até ontem uma conquista e hoje um problema; a seca; e até o cenário internacional, antes chamado pelo PT de ‘marolinha’. Ou seja, como de costume, o Governo tira o corpo fora, fingindo não saber que os EUA, por exemplo, já retomou o crescimento e apresenta uma taxa superior a 4% nos últimos doze meses, bem à frente do Brasil. E mesmo os países europeus que ainda estão em crise tiveram desempenho superior ao nosso no segundo trimestre de 2014. Sem o Governo do PT admitir os erros da própria gestão da economia, as chances de melhora são praticamente nulas”, alertou Imbassahy.

Para o líder, o próprio IBGE desmascara o que chama de “Brasil da propaganda do PT”. “Os números dos dois primeiros trimestres de 2014 mostram que o Brasil entrou de fato em recessão – ou seja, dois trimestres seguidos de crescimento negativo. A queda na produção vem se acelerando, já que o PIB caiu 0,2% no primeiro trimestre do ano e 0,6% no segundo trimestre. E a taxa de crescimento anualizada também vem desacelerando fortemente, caindo de 2,5% no primeiro trimestre do ano para 1,4% no segundo trimestre. A partir desse cenário, as últimas previsões do mercado são de que o crescimento do PIB em 2014 não passa de 0,7%”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, os dados do segundo trimestre de 2014 evidenciam uma forte retração do setor industrial (que caiu 1,5%) e mesmo do setor de serviços (menos de 0,5%). O único segmento que apresentou um leve crescimento foi a agropecuária (mais 0,20%).

Imbassahy considera ainda mais grave que, refletindo a falta de confiança no Governo, o pior desempenho foi o dos investimentos – fundamentais justamente para viabilizar a retomada sustentada do crescimento econômico. Esses investimentos caíram 5,3% entre o segundo e o primeiro trimestre de 2014 e mais de 11% em comparação com o último trimestre de 2013.

“A inflação continua muito elevada, a despeito do represamento dos preços. E o desemprego começa a assustar, porque ao invés da criação de novos empregos de qualidade, o que ocorre hoje em dia é o esforço do setor privado para manutenção dos postos de trabalho, inclusive com o uso de expedientes como férias coletivas, por exemplo. Esse esforço ocorre apenas em função da esperança de que dias melhores virão com a mudança desse governo incapaz que está aí”, acrescentou.

“O que os números mostram e o governo Dilma não quer ou não consegue ver, o que agrava ainda mais a situação, é que a economia está andando para trás. O Brasil está perdendo sua indústria, construída ao longo de tanto tempo com o esforço de todos os brasileiros; o déficit de transações com exterior aumenta continuadamente; e os investimentos produtivos despencam, tornando nossa economia cada vez menos competitiva. Por tudo isso é que a maioria esmagadora da população quer mudar”, concluiu.

 (Da assessoria de imprensa da Liderança do PSDB na Câmara/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
29 agosto, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *