Prejuízo de bilhões


Duarte Nogueira: Dilma assume responsabilidade por Pasadena ao defender Graça Foster

duartePara o deputado Duarte Nogueira (SP), tornou-se incontestável a responsabilidade da presidente Dilma Rousseff no escândalo da aquisição da refinaria de Pasadena (EUA) após a petista sair em defesa da titular da Petrobras, Graça Foster. Segundo o site do jornal “O Globo” de quarta-feira (20), Foster repassou propriedade a parentes após o início da investigação do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a compra da unidade norte-americana, assim como fez Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional.

Em nota enviada à imprensa, ainda na quarta, ela negou que tenha tentado burlar o processo no TCU. Perguntada ontem sobre o episódio, Dilma não titubeou e afirmou que Foster “respondeu perfeitamente” a respeito das doações.

Play

“Ao defender a Graça Foster, ela [Dilma] defende a si mesma”, destacou o tucano. “Pasadena é fruto de uma decisão desastrada, na qual Dilma tem participação, pois era presidente do Conselho de Administração da Petrobras. Ela é parte do prejuízo bilionário que o país sofreu”, acrescentou nesta sexta-feira (22).

VÁRIAS FRENTES – A revelação de “O Globo” deflagrou reações simultâneas do PSDB,  da CPI Mista da Petrobras e do TCU. O líder tucano na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), acionará o Ministério Público Federal para que seja aberta investigação de provável crime de fraude processual cometido por Foster e Cerveró.

Da mesma forma, o parlamentar entrará com representação no Ministério Público junto ao TCU para que sejam tomadas as medidas cabíveis para evitar que a fraude se confirme, inclusive com a possibilidade de anulação das doações. Na CPI Mista da Petrobras, o deputado Izalci (DF) disse que serão pedidas aos cartórios as cópias das escrituras de transferência.

O presidente do  TCU, Augusto Nardes, determinou ontem que os auditores responsáveis pelo processo sobre Pasadena solicitem aos cartórios do Rio os registros das doações. Na quarta-feira, foi adiada a votação do bloqueio de bens da presidente da Petrobras em razão da denúncia de “O Globo”. O relator do processo, ministro José Jorge, prometeu retomar a pauta na próxima quarta-feira, 27 de agosto. 

(Reportagem: Luciana Bezerra/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
22 agosto, 2014 Últimas notícias 2 Commentários »

2 respostas para “Prejuízo de bilhões”

  1. rubens malta campos disse:

    Análise perfeita.

  2. Uma monarquia baseia-se no progresso, desenvolvimento, prosperidade, saúde, vida, educação, liberdade, riqueza, tecnologia, liberdade de expressão, pensamento e cultos religiosos, estabilidade econômica e institucional, na democracia plena e no futuro.

    Por sua vez, a República anda de mãos dadas com a pobreza, fome, miséria, morte, analfabetismo, atraso, insegurança, crime, falta de liberdade, censura, recessão, instabilidades econômicas e institucionais, corrupção, regimes ditatoriais e autoritários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *