Investigação prossegue


PSDB quer ouvir petista e laranja de doleiro Youssef na CPMI da Petrobras

CPMI-tucanosDEST

Tucanos em atuação na CPMI que investiga os sucessivos desmandos petistas no comando da maior estatal do país.

A bancada do PSDB no Congresso entrou com dois novos pedidos de convocação para depoimentos na CPI mista da Petrobras. Os dois nomes chamados são do tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, e o de João Procópio Junqueira Pacheco de Almeida Prado, suspeito de ser um laranja do doleiro Alberto Youssef.

A convocação de Vaccari Neto partiu de iniciativa do deputado Carlos Sampaio (SP), que quer apurar os motivos que levaram o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores a se encontrar com o doleiro. O fato teria ocorrido na sede da GFD investimentos, empresa de Youssef que não desenvolve qualquer atividade comercial.

Uma reportagem da “Folha de S.Paulo” apresenta documentos da Polícia Federal que indicam a entrada do petista na sede da firma. A PF suspeita que João Vaccari Neto tenha intermediado negócios entre o fundo de pensão da Petrobras, Petros, e empresas do doleiro.

Já a convocação de João Procópio Junqueira foi feita pelo deputado Izalci (DF), depois que a PF identificou pelo menos US$ 5 milhões bloqueados em Genebra, na Suíça, em contas no nome do convocado. A suspeita é que ele tenha sido usado como um laranja de Youssef, nas remessas de dinheiro para a Europa.

As convocações ainda precisam passar por votação na CPMI. Uma nova reunião está prevista para o dia 2 de setembro.

(Da Liderança do PSDB no Senado/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
22 agosto, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *