Transações suspeitas


Transferência de imóveis de Foster e Cerveró será investigada em múltiplas frentes

Graça Foster e Cerveró transferiram imóveis após vir à tona o escândalo da compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras.

Graça Foster e Cerveró transferiram imóveis após vir à tona o escândalo da compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras.

A suspeita transferência de imóveis para parentes pela presidente Graça Foster e pelo ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró tão logo estourou o escândalo sobre a compra da refinaria de Pasadena, em março deste ano, será alvo de investigação em múltiplas frentes, inclusive a pedido do PSDB. A nova denúncia foi publicada pelo site do jornal “O Globo” na quarta-feira (20).

O líder tucano na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), acionará o Ministério Público Federal para que seja aberta investigação de provável crime de fraude processual cometido pelos dois. Da mesma forma, o parlamentar entrará com representação no Ministério Público junto ao TCU para que sejam tomadas as medidas cabíveis para evitar que a fraude se confirme, inclusive com a possibilidade de anulação das doações. Na CPI Mista da Petrobras, o deputado Izalci (DF) disse que pedirá aos cartórios cópias das escrituras de transferência.

No âmbito do Tribunal de Contas da União, o ministro José Jorge determinou a realização de uma diligência para apurar a transferência de bens, segundo “O Globo”. “Se isso for verdade, e, dependendo de sua extensão, configura uma burla ao processo de apuração da irregularidade. Então, é gravíssimo. É grave porque é como se fosse uma tentativa de burlar o caso”, declarou ao jornal.

De acordo com registros de cartórios obtidos pelo periódico carioca, Graça e Cerveró doaram imóveis aos filhos após estourar o escândalo sobre a compra da refinaria de Pasadena, mas antes de o TCU determinar o bloqueio do patrimônio de dez gestores e ex-gestores da Petrobras. Eles são apontados como responsáveis por um prejuízo de US$ 792,3 milhões na compra da refinaria, um dos piores negócios da história da estatal.

ADIAMENTO DE DECISÃO DO TCU

Nessa quarta-feira o suspendeu a votação sobre o bloqueio dos bens da presidente da Petrobras, Graça Foster, logo após a revelação feita pelo jornal. No momento que a reportagem foi publicada, os ministros discutiam exatamente se decretariam o bloqueio dos bens de Graça Foster.

“Os bens dos demais diretores envolvidos no caso Pasadena, inclusive os de Cerveró, já estão bloqueados, mas o TCU tomou a decisão quando Cerveró já tinha passado aos bens à família. Com a sessão em plenário em curso, o ministro José Jorge, relator do processo sobre a refinaria no Texas, leu o voto em que pede o bloqueio dos bens de Graça e ouviu voto em sentido contrário do ministro Walton Alencar. Em seguida, ao tomar conhecimento das informações veiculadas no site do GLOBO, José Jorge suspendeu o processo, com a promessa de recolocá-lo em pauta na sessão da próxima quarta-feira”, relata reportagem publicada pelo jornal na edição desta quinta-feira.

(Da redação/Fotos: Alexssandro Loyola e reprodução de TV)

 

Compartilhe:
21 agosto, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *