Legado maldito


Pela 1a vez no ano, economistas projetam crescimento da economia inferior a 1% em 2014

charge-0707A última edição do Boletim Focus, editado pelo Banco Central, traz um dado desalentador para o Brasil: a economia do país deve crescer apenas 0,97% neste ano, segundo as projeções das principais instituições financeiras do país ouvidas pelo BC. Divulgado nesta segunda-feira, o Focus traz pela primeira vez neste ano uma projeção abaixo de 1%.

Esta é a oitava semana seguida de recuo das projeções do crescimento da economia, que já vem registrando sucessivos PIBinhos ao longo do governo Dilma. Se as estimativas se confirmarem, a gestão da petista entrará para a história como uma das piores em termos de expansão da atividade econômica, ficando à frente apenas de Floriano Peixoto e Fernando Collor.

Já a projeção para inflação fechou em 6,44% nesta semana, muito próximo do teto da meta (6,5%). “Dois em cada três brasileiros perceberam um aumento grande nos preços nos últimos seis meses, especialmente de alimentos e itens relacionados à habitação, como energia elétrica e aluguel”, destacou o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), ao destacar os números de pesquisa recente encomendada pela Fiesp (Federação das Indústria de São Paulo).

 “Ou seja: enquanto a presidente Dilma diz na televisão que a inflação está sob controle e prometeu que as contas de luz ficariam mais baratas, a realidade vivida pelos brasileiros é bem diferente”, completou o deputado ao se referir a mais um legado maldito da atual gestão: a carestia.

Por sua vez, a taxa básica de juros deve terminar o ano nos atuais 11%, segundo os analistas ouvidos pela autoridade monetária.  Com isso, Dilma descumpre sua promessa de reduzir a Selic em seu governo. 

(Da redação/Charge: Fernando Cabral)

Compartilhe:
21 julho, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *