Descontentamento geral


Petista amarga rejeição recorde após anos de incompetência, avalia tucano

A rejeição à presidente Dilma é a maior desde que a petista assumiu o cargo e demonstra o descontentamento da sociedade em relação à sua gestão. Levantamento do Datafolha divulgado na quinta-feira (17) 9194783243_cba018c5e3_cmostra que em tempo algum a reprovação do governo foi tão alta: o índice de ruim/péssimo atingiu 29%. Somado aos que consideram a atual gestão regular, o índice chega a 67%.

Para o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), a pesquisa revela um forte sentimento de mal-estar em relação ao governo. “A população demonstra sua insatisfação com o governo do PT e mostra que a presidente Dilma não tem competência de gestão ou política administrativa para vencer as adversidades que surgem em nosso país, nem para acelerar o desenvolvimento nacional”, aponta.

Play

O deputado avalia que o resultado da pesquisa é fruto da observação dos brasileiros ao longo de mais de três anos e meio de mandato. “Falta gestão eficaz, mesmo tendo a presidente 40 ministros”, disse. Nem mesmo durante os protestos que se espalharam pelo Brasil, em junho do ano passado, a rejeição à presidente alcançou patamar tão elevado. Naquele mês, 25% consideravam a administração péssima ou ruim.

Gomes de Matos afirma que é impossível aprovar um governo em que falta investimento, há enormes gargalos na infraestrutura logística, a inflação pesa no bolso e os serviços essenciais são completamente precários.

O parlamentar ressalta que a economia dá claros sinais de que o país pode passar por uma recessão em breve e a falta de condições para atrair investimentos está afugentando as empresas. “As indústrias fogem do país, pois sabem que podem até produzir, mas haverá grande dificuldade para exportar, transportar e comercializar as mercadorias. Isso está afugentando os investimentos e o país está entrando em processo de desindustrialização”, lamenta.

Os números da pesquisa mostram que a população está preocupada com os rumos que o país pode tomar. Apenas 25% acham que a situação econômica vai melhorar e 58% acreditam em piora no que diz respeito à inflação.

Um dos vilões da gestão Dilma é a inflação, na avaliação de Gomes de Matos. Diferente do que fez Fernando Henrique, que driblou o problema com o Plano Real em uma época muito mais difícil, a presidente não consegue adotar as medidas capazes de conter a carestia. “A população sente no bolso os preços, que estão subindo. A presidente Dilma não consegue controlar a inflação e causa toda essa instabilidade”, aponta.

Pesquisa divulgada pela Fiesp mostra que, para 69% da população, houve grande aumento dos preços no período. No acumulado dos últimos doze meses (até junho), a inflação passou o teto da meta e atingiu 6,52%. 

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
18 julho, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *