Milhões em estádios


Izalci cobra instalação de CPI da Copa para investigar desvios de recursos em obras

14668451864_18ac0f1052_cO deputado Izalci (DF) voltou a defender a instalação de uma CPI da Copa para investigar as suspeitas de corrupção e superfaturamento nas obras do mundial. O tucano coletou assinaturas para a instalação do colegiado, no primeiro semestre, mas por uma manobra do Planalto os parlamentares retiraram o apoio à iniciativa.

Conforme destacou, o PSDB, em nenhum momento, se omitiu ou foi contra a instalação de qualquer CPI. “Eu coletei assinaturas aqui para a instalação da CPI da Copa, da CPI dos Estádios Superfaturados, da CPI da Infraestrutura com Superfaturamento”, disse. “Mas, aos 45 minutos do segundo tempo, os senadores da base do governo retiraram as assinaturas para que não pudéssemos apurar os desvios de recursos públicos na Copa do Mundo”, completou.

Um dos objetivos da CPI proposta pelo tucano é investigar os gastos com o Estádio Nacional de Brasília. “Foram milhões e milhões. Cada sede teve R$ 400 milhões liberados pelo BNDES. Mas nós não conseguimos instalar a CPI”, lamentou.

A expectativa de Izalci é que com o encerramento da Copa ocorra uma apuração dos desvios de recursos públicos. Segundo o deputado, o governo descumpriu a promessa de que o evento seria financiado com recursos privados. “Hoje, terminada a Copa, nós percebemos que foi o contrário: o dinheiro privado não chegou a 10%”, declarou. Todos os estádios, toda a infraestrutura da Copa foi financiada com dinheiro público para empresas privadas, porque a FIFA e a CBF são instituições privadas”, acrescentou.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
17 julho, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *