Perigo à vista


José Aníbal alerta para sinais vermelhos emitidos pela economia brasileira

14008266245_fdacde2442_hOs sinais vermelhos emitidos pela economia nacional indicam que algo não vai bem. Desemprego batendo recordes, indústria capenga, competitividade em baixa, crescimento pífio e inflação que já assusta o consumidor são alguns dos alertas. Para o deputado José Aníbal (SP), “o Brasil não vai bem e entrou em uma descendente sob todos os pontos de vista”. “Há pouco investimento, pouca inovação tecnológica e pouca agregação de valor. Com isso, nosso desempenho é cada vez pior. O país está ficando travado”, alertou o deputado, que é formado em economia pela Universidade de Paris-Sorbonne.

Crescimento pífio – O deputado ressalta que, devido à falta de reais investimentos e pela forma como o governo trata as finanças, o Brasil sequer vai conseguir acompanhar o crescimento mundial em 2014 e 2015. Dados divulgados pela ONU revelam que a expansão do PIB brasileiro será de apenas 1,7% neste ano. A projeção inicial era de 3%. Só a Rússia, em pleno conflito com a Ucrânia, vive situação mais dramática.

Play

A média da expansão do PIB mundial é de 2,8% no ano. Mesmo os países ricos, que ainda enfrentam dificuldades por causa da crise, vão crescer mais que o Brasil. Nos Estados Unidos a taxa prevista de expansão é de 2,5%. Para 2015, a ONU prevê crescimento de 2,8% no Brasil, bem abaixo dos 4,2% projetados inicialmente pela entidade. Aníbal avalia que o próximo governante terá que tomar diversas medidas para alavancar o crescimento.  “Tem que haver mais investimentos, mais empregos. É preciso estimular a competitividade, a produtividade. O Brasil não pode ser uma ilha em um mundo cada vez mais competitivo”, alerta.

Competitividade em baixa
O país também caiu três posições no Índice de Competitividade Mundial 2014, ficando em 54º no ranking composto por 60 países.  A presença do Brasil entre os últimos colocados é atribuída ao fato de o país não conseguir sustentar seu crescimento. “Essa queda mostra uma ausência cada vez maior do país no comércio internacional. Um dos problemas graves desse governo é que ele não faz acordos, mas está presente nas cadeias globais. Com isso, vai se isolando. É uma política externa desastrosa, que nos relega a uma posição secundária na economia mundial”, lamenta Aníbal.

Desemprego – Em abril, o número de novos empregos com carteira assinada foi o menor dos últimos quinze anos para o mês. Segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, foram criadas 105.384 vagas no período, número 46,5% inferior ao do mesmo mês do ano passado. Para Aníbal, é mais uma luz vermelha que se acende.  “Temos que entender essas luzes vermelhas, elas têm suas razões. É algo que afeta as expectativas dos brasileiros, dos jovens trabalhadores que querem evoluir e ter mais oportunidades. Mas o governo vai minando a credibilidade e confiança dos brasileiros”, avalia.

Inflação – O governo elevou as projeções de inflação para 2014. Segundo relatório divulgado pelo Ministério do Planejamento, a previsão para o IPCA acumulado no ano subiu de 5,3% para 5,6%. Já o Boletim Focus, do Banco Central, divulgado na semana passada, prevê inflação de 6,43%, quase batendo o teto da meta, de 6,5%. O deputado do PSDB afirma que o governo trata a inflação de forma licenciosa.

“O resultado está aí: preços administrados, seja da energia elétrica, dos combustíveis, tudo no intuito de maquiar o incremento da inflação”, critica.  Mesmo com os artifícios usados pelo governo, o tucano afirma que os brasileiros já sentem o salário ser corroído por um aumento de preços frequente.  “A inflação está cada vez mais pesada e consumindo recursos que o trabalhador poderia investir em outras coisas”, ressalta.

Confiança em baixa na Indústria – O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu para 48 pontos em maio, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foi o segundo mês consecutivo em que o indicador ficou abaixo dos 50 pontos, o que indica falta de confiança do empresariado.  O índice deste mês é o segundo menor da série histórica medida desde 1999 – só é maior que o de janeiro de 2009, quando o indicador alcançou 47,5 pontos. Os investidores temem aplicar recursos no país.

“Por onde se olha é possível ver que o governo está travando a economia, deixando de ter credibilidade e confiança, inclusive para os investidores”, aponta Aníbal. “Além de tudo isso, a gestão do PT tem causado uma crise no setor de energia, com Petrobras e Eletrobrás na UTI por corrupção, má gestão e desvio de dinheiro”, explica o tucano, ao culpar a presidente Dilma pelo caos instalado, sobretudo na área de energia, da qual está à frente desde 2003, quando assumiu o Ministério de Minas e Energia.

Números:

6,43%
É a previsão de inflação do último boletim Focus, do Banco Central. O número quase bate o teto da meta estipulada pelo governo, de 6,5%.

105.384
Empregos foram criados em abril, número 46,5% inferior ao do mesmo mês do ano passado.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
23 maio, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *