Conquista dos trabalhadores


Tucanos comemoram aprovação do piso salarial dos agentes comunitários de saúde

Deputados do PSDB manifestam apoio à proposta que beneficiará mais de 300 mil agentes em todo o país.

Deputados do PSDB manifestam apoio à proposta que beneficiará mais de 300 mil agentes em todo o país.

Deputados do PSDB comemoraram a aprovação do projeto de lei que fixa o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e combate a endemias em R$ 1.014. A matéria, que tramitava há oito anos no Congresso, foi apreciada nesta quarta-feira (7). Coordenador da Frente Parlamentar em defesa dessa categoria, que soma mais de 300 mil profissionais, o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) ficou emocionado com a aprovação da proposta. O tucano é autor da Emenda Constitucional 63, que trata do piso. Segundo ele, a vitória histórica desta noite é resultado de uma luta de muitos anos e proporcionará ganhos substanciais para a saúde brasileira.

“Isso é o reconhecimento de um trabalho feito com ética e  transparência. Trata-se de uma proposta concreta para melhorar as atividades na área da saúde. Como autor da Emenda Constitucional eu me sinto muito contemplado”, comemorou.

Play

Gomes de Matos lembrou que a defesa dos agentes comunitários é uma luta histórica do PSDB. Conforme destacou, o programa dos agentes comunitários de saúde nasceu no Estado do Ceará na gestão ex-governador Tasso Jereissati. O deputado ressaltou ainda que a profissão dos agentes foi criada no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Agentes comemoram em plenário a aprovação da proposta que cria piso salarial para a categoria.

Agentes comemoram em plenário a aprovação da proposta que cria piso salarial para a categoria.

O líder tucano na Casa, Antonio Imbassahy (BA), disse que o piso salarial é mais do que justo e merecido. “O trabalho desses profissionais é notável e marcado por muitas dificuldades. Eles atendem a população humilde, caminhando nos bairros das cidades, e são dedicadíssimos”, elogiou.

O regime de urgência da proposta foi aprovado em outubro do ano passado. Desde então, a votação do texto foi adiada sucessivamente a pedido do governo Dilma, que retirou a proposta de pauta diversas vezes. O Executivo argumentava que é preciso fazer um acordo com estados e municípios para custear as despesas de implantação do piso salarial. Hoje o governo liberou a base aliada durante a votação.

Gomes de Matos (E) com Nilson Leitão: deputado cearense lutou arduamente nos últimos anos em prol dos agentes de saúde.  Aprovação é histórica na trajetória política do tucano.

Gomes de Matos (E) com Nilson Leitão: deputado cearense lutou arduamente nos últimos anos em prol dos agentes de saúde. Aprovação é histórica na trajetória política do tucano.

O líder da Minoria na Câmara, Domingos Sávio (MG), defendeu a aprovação imediata do texto no Senado. “O desafio agora é garantirmos a aprovação no Senado o mais rápido possível, termos a sanção dessa lei e continuarmos lutando para termos os 10% da receita do governo federal para a saúde.”

O deputado Nilson Leitão (MT) disse que a votação é uma vitória do povo brasileiro. “Os agentes são os profissionais que, de fato, atendem aquelas famílias que não têm acesso aos serviços de saúde”, destacou.

O deputado Marcus Pestana (MG) afirmou que o trabalho dos agentes comunitários é a base do Sistema Único de Saúde (SUS) “A atenção primária é fundamental, e o agente é o coração da atenção primária no SUS”, destacou o tucano, ex-secretário de Saúde de MG.

A jornada de trabalho dos agentes será de 40 horas semanais. O texto aprovado prevê, ainda, reajustes anuais do piso. 

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
7 maio, 2014 Últimas notícias 5 Commentários »

5 respostas para “Conquista dos trabalhadores”

  1. Muito bom. Foi aprovado o piso. E os recursos serão repassados pelo governo federal ou será mais uma despesa a ser debitada aos municípios?

  2. sergio A. Dias disse:

    PARABÉNS!!!!Sou agente de saúde na bahia,e estou agradecido pela coragem e pela força que vcs nos deram,não seram esquecidos por nós…retribuiremos…e agora,conversem com os senadores da base de seus partidos,para aprovarem também unanimamente..pra que possa ser sancionada o mais rapido possivel..DEUSabençoe vcs!

  3. franciscamaia disse:

    SOMOS PROFISSIONAIS COMO QUALQUER OUTRA CATEGORIA, MERECEMOS RESPEITO E DIGNIDADE,SOU ACS, E TENHO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA E ESTOU CURSANDO ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA ESTOU SEMPRE EM BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS PARA AUXILIAR NAS ABORDAGENS E ORIENTAÇÃO AS FAMÍLIAS,POR ISSO, ESSE SALÁRIO É TAM IMPORTANTE COM À SAÚDE PÚBLICA…

  4. Celso Bechara disse:

    É uma profissão que lida o dia a dia com a comunidade. No município onde moro, Trajano de Moraes-RJ, conheço agentes comunitários de saúde que vão a cavalo nas casas das pessoas que residem em sitios longes uns dos outros. É o funcionários que vai na casa, previne ou remedia os moradores, merecendo a luta dos deputados do PSDB e daqueles que assim manifestaram a favor da classe, não esquecendo que foi na gestão do Presidente Fernando Henrique Cardoso que tudo começou.parabens.

  5. Celso Bechara disse:

    É uma profissão que lida o dia a dia com a comunidade. No município onde moro, Trajano de Moraes-RJ, conheço agentes comunitários de saúde que vão a cavalo nas casas das pessoas que residem em sitios longes uns dos outros. É o funcionário que vai na casa, previne ou remedia os moradores, merecendo a luta dos deputados do PSDB e daqueles que assim manifestaram a favor da classe, não esquecendo que foi na gestão do Presidente Fernando Henrique Cardoso que tudo começou.Paraben!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *