Relações perigosas


Petista André Vargas não tem como fugir de processo na Câmara, alerta Cesar Colnago

colnagoO deputado André Vargas (PT-PR) não terá como fugir do processo do Conselho de Ética da Câmara, ainda que seus aliados apostem em manobras protelatórias, destacou o deputado César Colnago (ES).

“É uma questão de tempo. Pelos que lemos e vimos, são muito graves os fatos e as situações relatadas”, disse. “Trata-se de um caso típico da mentira na tribuna da Casa e sério porque mexe com recursos públicos”, completou.

Titular no conselho, o parlamentar do PSDB acompanhou nesta terça-feira (22) a leitura do parecer do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) sobre o processo contra Vargas, que foi motivado por representação do PSDB, DEM e PPS. Diante do pedido de vista de aliados de Vargas sobre o relatório, o presidente Ricardo Izar (PSD – SP) adiou para o dia 29 de abril a votação do parecer.

Play

Delgado pediu a continuidade do inquérito, baseado em denúncias divulgadas na imprensa que atribuem a Vargas a “prática de atos atentatórios e incompatíveis com o decoro parlamentar”, como percepção de vantagens indevidas, tráfico de influência e fornecimento de informações privilegiadas ao doleiro Alberto Youssef. Preso como pivô da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, Youssef é o foco da investigação sobre um esquema de lavagem de dinheiro que pode ter movimentado R$ 10 bilhões ilegalmente.

Se o parecer de Delgado for aprovado no dia 29, Vargas terá dez dias para apresentar sua defesa e indicar até cinco testemunhas a seu favor.

 Vaivém – Em 16 de abril, Vargas oficializou, por meio de carta à Mesa Diretora da Casa, sua renúncia ao cargo de 1º vice-presidente da Câmara. O documento tem a data de 9 de abril, quando o deputado anunciou que renunciaria ao cargo, mas não oficializou o pedido.

(Reportagem: Luciana Bezerra/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
22 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *