Operação-abafa


Artimanha dos governistas para segurar CPI contraria desejo da sociedade, dizem tucanos

Indiferentes à série de revelações que comprovam a necessidade da CPI da Petrobras, o Palácio do Planalto e partidos aliados apostam no improvável e em manobras para esfriar os debates sobre a possibilidade de Mosaicoinvestigação da estatal.

Na avaliação de integrantes do governo e da base no Congresso Nacional, a polêmica sobre Pasadena deve morrer em breve. Eles acreditam que os desdobramentos da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, especialmente a vasta lista de contatos do doleiro Alberto Youssef, dominarão o noticiário.

Outra corrente de aliados da presidente Dilma Rousseff já prepara recurso caso a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), manifeste-se favorável à instalação da CPI exclusiva para investigar a estatal, como reivindicam os partidos de oposição encabeçados pelo PSDB.

Segundo matéria veiculada por “O Globo” nesta terça-feira  (22), a base aliada recorreria ao plenário do STF contra o que considera uma interferência indevida do Judiciário no Legislativo.

Para o deputado Duarte Nogueira (SP), a artimanha dos governistas “vai contra a vontade manifestada da sociedade”. “Há estarrecimento e indignação com tudo que está acontecendo na Petrobras. Há uma operação-abafa para não investigar”, declarou.

De acordo com o líder da Minoria, Domingos Sávio (MG), o governo tenta passar para a população a ideia de que a instalação da CPI é uma “picuinha dos partidos de oposição”. “Teremos que lutar para trazer à tona aquilo que o governo quer esconder”, disse.

Domingos criticou ainda o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que, afirmou ele, tem agido de forma subserviente em relação ao Palácio do Planalto. “Ele se submete à vontade do Poder Executivo e abdicou de cumprir o que a Constituição prevê, que é instalar a CPI.”

Depoimento de Lobão – O deputado Vanderlei Macris (SP) apresenta nesta quarta-feira (23), aos integrantes da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), o requerimento para chamar o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a esclarecer a operação de compra da refinaria de Pasadena (EUA).

A iniciativa é uma reação à conduta da presidente da Petrobras, Graça Foster, que não compareceu à Câmara para dar informações sobre o caso. Orientada pelo governo, Foster preferiu prestar esclarecimentos na semana passada, no Senado, onde o número de aliados de Dilma Rousseff é mais significativo.

Sobre as manobras do governo para segurar a CPI, Macris afirmou que a oposição continuará batalhando pela instalação. “Quanto mais tentam evitar, mais culpa no cartório eles mostram ter. Por que não investigar? Eles não conseguem responder”, destacou. “É preciso que a sociedade tenha uma explicação clara sobre o que aconteceu e que as pessoas sejam responsabilizadas”, completou.

(Reportagem: Luciana Bezerra/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
22 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *