Data especial


Em sessão solene, Izalci homenageia 54 anos de Brasília e alerta para retrocessos

Capital federal completou 54 anos de fundação nessa segunda-feira (21).

Capital federal completou 54 anos de fundação nessa segunda-feira (21).

Em sessão solene realizada nesta terça-feira (22), deputados prestaram homenagens aos 54 anos de Brasília, completados ontem. Um dos parlamentares que pediram a realização da cerimônia, o deputado Izalci (DF) celebrou a data, mas avaliou que a cidade ainda precisa de ajustes para almejar o sonho de Juscelino Kubitschek, responsável pela mudança da capital para o interior do país.

Fundada em 1960, Brasília foi a primeira cidade moderna a receber o título de patrimônio mundial da humanidade. Idealizada para ter 500 mil habitantes no ano 2000, virou uma metrópole com 2,7 milhões de moradores distribuídos em 31 regiões administrativas. Referência em qualidade de vida e dona da uma das maiores rendas per capita do Brasil, a capital enfrenta problemas típicos das grandes cidades em áreas como mobilidade urbana e segurança pública.  

Em seu pronunciamento, Izalci lembrou da sua chegada a Brasília e de como seus pais colaboraram na construção da capital. “Meu pai lutou com todas as forças para convencer a família de que valia a pena fazer parte da história de Brasília. Anos depois dele, vim com meus irmãos e recordo do céu azul que parecia estar mais perto da gente.”

Play

Segundo o parlamentar do PSDB, a missão da capital federal é dar oportunidades para uma qualidade de vida melhor a quem está e chega para viver aqui. “A capital foi me dando oportunidades e fui galgando os degraus. Foi assim comigo e com várias outras famílias que vieram para cá. Brasília não só acolhe, mas também abre portas”, ressaltou.

No entanto, a cidade não é feita somente de sonhos e realizações, alertou. O deputado reprovou a forma como são tratados assuntos que representam pilares da qualidade de vida da população. “Nós que amamos Brasília não podemos permitir que a educação, a saúde e a segurança sirvam de interesses e negociatas que deixam milhares de brasilienses sem contar com serviços que impactam suas vidas diariamente”, apontou.

O parlamentar também criticou duramente a intenção do governo petista de Agnelo Queiroz de acabar com a Embrapa Cerrados para construir casas populares.  De acordo com o tucano, a empresa transformou o antes improdutivo bioma da capital em um dos mais desenvolvidos nessa região.  “Nós temos a obrigação de lutar para que aventureiros não destruam a nossa capital em nome de um projeto de poder”, afirmou da tribuna.

Apesar dos problemas, Izalci acredita que Brasília deixou e sempre deixará um legado para que vive na cidade. “Viemos reafirmar nosso amor, carinho e cuidado com nossa capital, pelo que nos deu e nos dará para nossos filhos e netos”.

Assim como outros deputados, Luiz Carlos Hauly (PR) parabenizou a capital e lembrou o desenvolvimento que a cidade trouxe para o interior do país por meio do sonho de Juscelino Kubitschek. “Hoje Brasília é uma metrópole que cresce próspera, acolhedora e hospitaleira e temos muito orgulho da nossa capital”, declarou em plenário.

O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, e alunos do Centro de Ensino Fundamental 01, do Núcleo Bandeirante, também foram convidados para participar da sessão solene.

(Reportagem: Paulo Simões/Foto: Zeca Ribeiro – Câmara dos Deputados/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
22 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *