Respeito ao dinheiro público


Para tucanos, governo bate recorde com propaganda para mostrar um Brasil bem diferente da realidade

11327904103_e09efacb94_bO gasto do governo federal com propaganda em 2013 atingiu a quantia de R$ 2,3 bilhões. O número representa um recorde: é o maior valor registrado desde 2000, quando começou a ser divulgado esse tipo de dado. Na avaliação de deputados do PSDB, o dinheiro deveria ser utilizado em áreas prioritárias para melhorar o dia a dia dos brasileiros. De acordo com os tucanos, a gestão do PT utiliza a publicidade para tentar enganar a população e passar a imagem de que o país vai bem. Mas na realidade, o Brasil da propaganda é bem diferente do Brasil real.

Para o deputado Otavio Leite (RJ), o gasto é uma afronta ao povo brasileiro, que enfrenta uma crise nos serviços públicos. “Esse recurso poderia ser útil para reaparelhar hospitais, implantar novas escolas, melhorar estradas. O governo não tem respeito com o dinheiro público e quer fazer com que a população imagine que vai tudo bem quando na verdade vai tudo mal. Isso é inaceitável”, criticou.

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De acordo com o deputado Reinaldo Azambuja (MS), o governo deveria priorizar o bem-estar do cidadão. “Durante esses anos o governo diminuiu o gasto com saúde e segurança pública, questões que preocupam a população, e vemos essa exorbitância de gastos com propaganda”, afirmou. “O que tem sido feito é tentar mostrar uma realidade à opinião pública que não existe no país por meio da propaganda oficial”, completou.

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Até o atual recorde estabelecido pela presidente Dilma Rousseff, o maior gasto havia sido o de 2009, sob o comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com R$ 2,2 bilhões. Em relação ao ano de 2012, o gasto do governo federal com propaganda aumentou 7,4%, acima da inflação oficial do período, que foi de 5,91%, segundo o IPCA, calculado pelo IBGE. Já as despesas com pessoal, custeio e investimento subiram 7,2%.

Segundo Azambuja, o Executivo utiliza a propaganda para compensar a ineficiência de suas ações. “Os governos têm que divulgar os seus atos e mostrar o que acontece com as ações governamentais, mas como essa gestão faz muito pouco está aí esse gasto exorbitante com mídia e propaganda que poderia estar sendo aplicado em outras áreas prioritárias à população”, ponderou.

“Esse gasto astronômico com publicidade é um absurdo diante das mazelas enfrentadas pelo povo trabalhador no dia a dia”, acrescentou Otavio Leite.

Os R$ 2,3 bilhões gastos colocam o governo federal na quarta colocação do ranking dos maiores anunciantes brasileiros em 2013. O primeiro lugar ficou com a Unilever (R$ 4,6 bilhões), seguida por Casas Bahia (R$ 3,4 bilhões) e o laboratório Genomma (R$ 2,5 bilhões). O valor investido por Dilma supera até a gigante do ramo de bebidas Ambev, que, segundo o Ibope, gastou R$ 1,8 bilhão.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

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16 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

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