Depoimento


Cerveró nega que tenha enganado Dilma no processo de compra de Pasadena

13896189375_cff89fe737_bEm depoimento na Câmara dos Deputados desde as 11h20 desta quarta-feira (16), o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró negou que tenha enganado a presidente Dilma Rousseff ao omitir duas cláusulas do resumo executivo que balizou a operação de compra da refinaria de Pasadena (EUA), em 2006.

Questionado sobre o assunto pelo deputado Vanderlei Macris (SP), ele afirmou: “não tive a intenção de enganar ninguém”. Dilma criticou o ex-diretor por ter feito um suposto “parecer falho”. Ele disse ainda que os itens omitidos não tinham relevância ou importância. “É mais do que comum nos acordos”, disse ele, contrariando o que informou a presidente da Petrobras, Graça Foster, em audiência no Senado, na terça-feira (15).

A cláusula “Put Option” obrigava a Petrobras a comprar a parte da refinaria pertencente à Astra Oil caso houvesse quebra no contrato da sociedade. A “Marlim” garantia o pagamento de um dividendo mínimo a uma das partes que integravam a sociedade, ainda que fosse registrado prejuízo. A estatal brasileira deveria pagar 6,9% de lucro para a Astra Oil.

Ele repete em diversos momentos que a aquisição de Pasadena, assim como a compra de qualquer ativo pela Petrobras, foi decidida de “forma colegiada” pela diretoria e pelo Conselho de Administração da estatal. Cerveró preferiu não responder a pergunta de Emanuel Fernandes (SP) sobre o atual valor de mercado da refinaria. Se limitou a dizer que o “projeto Pasadena” não teve o “rendimento esperado”.

 (Reportagem: Luciana Bezerra/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
16 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *