Embrapa em risco


Izalci cobra alternativa à criação de assentamento em área de pesquisa agropecuária

Presidida pelo deputado Izalci (DF), a Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação discutiu nesta terça-feira (15) a decisão do governo do Distrito Federal de transformar a área de pesquisa da 13876257575_7ecde5a6d3_hEmbrapa Cerrados em setor habitacional para abrigar cerca de 4 mil famílias. Durante a audiência, o tucano defendeu a tentativa de sensibilizar a gestão do governador petista Agnelo Queiroz para alocar as famílias em outra área.

Após ouvir as explicações de Iedda de Carvalho Mendes, pesquisadora e Ph.D em  Microbiologia do Solo, o tucano considerou absurda a tentativa do governo distrital de ocupar a área utilizada para importantes pesquisas. “Isso demonstra total ignorância de quem está à frente dessa ação. Esse governo não tem a mínima noção do que representa a saída da Embrapa daquela área”, alertou.

Play

A Embrapa Cerrados, segundo a pesquisadora, iniciou suas atividades em 1975 com o propósito de tornar os solos do Cerrado produtivos, já que naquela época eram considerados inférteis. Hoje, graças às pesquisas desenvolvidas pela instituição, que é um braço da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a região é uma das maiores fronteiras agrícolas do mundo e referência internacional em produtividade. Localizada na cidade Região Administrativa de Planaltina (DF), ocupa uma área de 2 mil hectares, sendo 700 hectares de reservas ecológicas permanentes.

O deputado Izalci contesta a escolha do local para abrigar as famílias. Segundo ele, é fundamental conceder moradias a essas pessoas, mas o Distrito Federal conta com inúmeras outras áreas passíveis de ocupação.

“Nos anos 70 praticamente não havia nenhuma produção no cerrado e a Embrapa conseguiu fazer essa transformação e tornar o setor o grande responsável pela balança comercial. Uma decisão tomada por ignorância do governo quer simplesmente tirar a área da Embrapa e transferi-la para outro lugar, como se toda a pesquisa ali realizada pudesse ser feita do dia para a noite”, criticou.

Ausência do governo
O parlamentar lamentou a ausência de representantes do governo local na audiência pública, mas reforçou o convite para novo debate, fruto de requerimento de sua autoria, que acontecerá na próxima terça-feira (22), às 14h nas comissões de Ciência e Tecnologia e de Agricultura. Para a nova audiência foram convidados, além de representantes da Embrapa, o próprio governador Agnelo Queiroz e os secretários de Agricultura e de Ciência e Tecnologia.

“Vamos tentar sensibiliza-los para reverter esse quadro que é fruto de uma posição do GDF. Vamos agora contar com o apoio dos parlamentares e dos ministérios para que o governador volte atrás nessa decisão”, afirmou, após ouvir representantes do governo federal que declararam apoio à Embrapa Cerrados.  “Acredito ainda que haverá bom senso do governo para reverter esse quadro”, disse.

Regulamentação
Além de garantir que parte da área da Embrapa Cerrados não deixará de servir como área de importantes pesquisas para dar lugar a um aglomerado urbano, Izalci afirma que é importante conseguir a regulamentação definitiva dos terrenos ocupados pela empresa. “A ideia é trabalhar pela regulamentação da área para que se consiga a escritura definitiva e não haja mais essa insegurança a cada mudança de governo”, defendeu.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
15 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *