Fugindo da oposição


Graça Foster cancela depoimento na Câmara e PSDB decide chamar Lobão

A presidente da Petrobras, Graça Foster, cancelou o depoimento que faria à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara na tarde desta terça-feira (15). No entanto, confirmou presença em 11196820734_e641ba91c2_haudiência, durante a manhã, nas comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e de Fiscalização e Controle (CMA) e na de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Autor do requerimento que convidou a titular da estatal a comparecer à comissão da Câmara, o líder em exercício do PSDB na Câmara, deputado Vanderlei Macris (SP), disse que caberá, agora, ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, prestar esclarecimentos sobre as denúncias que envolvem a estatal.

Play

 “Isso não vai impedir que continuemos a repercutir as graves denúncias da Petrobras. Vamos insistir, agora, para que o ministro [Edison Lobão] deponha. Apresentaremos a proposta de convocação dele. Até porque a ausência dela diz respeito à comissão e à instituição Câmara dos Deputados”, afirmou o parlamentar. “Ela cancelou presença na Câmara porque não quer se submeter à bateria de perguntas dos deputados. No Senado, a maioria é silenciosa e complacente”, completou.

 Macris destacou também que o depoimento de Foster no Senado não esvazia a mobilização pela CPI da Petrobras. “A CPI tem o condão de fazer uma investigação mais detalhada. Se uma CPI for instalada, ela [Graça Foster] terá que prestar novo depoimento, além de outras pessoas”, disse.

 Esta é a segunda vez em que a titular da estatal declina de um convite para esclarecer denúncias relacionadas à Petrobras na CFFC. Em 25 de março, ela cancelou presença na comissão, onde explicaria as denúncias de um suposto pagamento, entre 2005 e 2011, de US$ 139 milhões em propina a funcionários da Petrobras.

 Presença confirmada – Pivô do enredo Pasadena, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró confirmou presença na quarta-feira (16), na audiência pública conjunta das comissões de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara. Apontado pela presidente Dilma Rousseff como o responsável pela “falha” que a levou a aprovar a compra da refinaria de Pasadena, Cerveró foi convidado a prestar esclarecimentos por meio de requerimento do líder do PSDB na Casa, Antonio Imbassahy (BA), e do deputado Vanderlei Macris.

 TCU na cola – O “Estado de S.Paulo” publicou no domingo (13) relatório do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) que recomenda que os responsáveis pela negociação de compra da refinaria de Pasadena sejam responsabilizados por eventuais perdas. O documento afirma que a alta cúpula da Petrobras, “incluindo os membros do Conselho de Administração”, respondam “por dano aos cofres públicos, por ato antieconômico e por gestão temerária”, caso sejam comprovadas irregularidades.

 “Isso confirma que parece haver muita coisa errada na estatal: na área de licitações, na compra de equipamentos e nos investimentos. É uma gestão temerária”, disse o deputado César Colnago (ES).  

 Ações em queda – Menos de 24 horas antes de comparecer à audiência pública no Senado, Foster participou, ao lado da presidente Dilma Rousseff, da cerimônia de viagem inaugural do navio petroleiro Dragão do Mar e de batismo do navio Henrique Dias, no Estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca (PE).

 No primeiro evento público que reuniu as duas desde o início das denúncias envolvendo a empresa, Dilma afirmou que não vai permanecer calada enquanto detratores, que têm interesses políticos, ferem a imagem da estatal. Foi o suficiente para as ações da Petrobras caírem na Ibovespa no começo da tarde.

(Reportagem: Luciana Bezerra/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
14 abril, 2014 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Fugindo da oposição”

  1. vilma disse:

    A casa caiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *