Estatal sob risco


Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia debate situação da Embrapa Cerrados

izalciSob a presidência do deputado Izalci (DF), a Frente Parlamentar de  Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação debaterá nesta terça-feira (15), às 9h30, no Plenário 13 da Câmara, a situação da Embrapa Cerrados e sua importância para a região. O principal assunto a ser discutido por integrantes da frente e convidados é a recente decisão do governo Agnelo Queiroz de transformar a área de pesquisa da Embrapa Cerrados em moradia para 4 mil famílias de baixa renda.

Segundo o parlamentar tucano, o GDF quer acabar com a Embrapa, pivô da evolução da agricultura e da pecuária do país. “Nós não podemos admitir sob nenhuma hipótese que este governo incompetente do Distrito Federal queira tirar a Embrapa Cerrados, que é motivo de orgulho para todos nós”, alertou. “Todas as cidades deste país, qualquer governante, qualquer prefeito gostaria, faria todo o possível para levar a Embrapa para lá, e aqui o nosso governador quer expulsar a empresa”, lamentou Izalci.

De acordo com o manifesto distribuído pelos funcionários da Embrapa aos parlamentares na Câmara dos Deputados, a área de 90 hectares próxima à BR-020 é usada para experimentos de campo há mais de 30 anos. Antes do início das pesquisas do solo feitas pela Embrapa, o cerrado era considerado infértil. Hoje com o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores, o cerrado brasileiro se desenvolveu e é responsável pelo avanço nas exportações brasileiras.

A reunião terá como palestrante Ieda de Carvalho Mendes, pesquisadora, Ph.D em  Microbilogia do Solo e na posição de debatedores Thiago Moraes, da Coordenação Geral de Biotecnologia e Saúde do MCTI, José Lins, da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF, bem como de Edson Lobato, ganhador do Prêmio Mundial de Alimentação 2006, dentre outros.

(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
14 abril, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *